Imagem da receita

Rolinho de frango e aspargos

Para deixar o franguinho com cara de chique, errole-o em aspargos frescos. Fica gostoso e saudável.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 2 peitos de frango (cerca de 200 g)
  • 8 aspargos
  • ¼ de xícara (chá) de ricota (cerca de 60 g)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • páprica picante a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Comece preparando os filés: corte cada peito de frango ao meio, no sentido do comprimento, com uma faca bem afiada, separando em 2 fatias.

2. Pegue cada fatia de frango e coloque entre 2 folhas de filme plástico. Bata suavemente com um martelo de carne até que o filé fique bem fino. Cuidado para não furar a carne.

3. Repita o procedimento com cada metade.

4. Antes de montar os filés, prepare os aspargos. Meça, mais ou menos, 10 centímetros, contando da cabeça do aspargo, e faça um corte, desprezando o talo restante.

5. Com um descascador de legumes ou uma faquinha bem afiada, limpe os aspargos. Segure os aspargos delicadamente, nas mãos, e comece a retirar uma casca bem fina do talo, sempre começando abaixo da cabeça, pois é uma parte muito delicada e macia. É o mesmo processo de limpar uma cenoura com um descascador de legumes.

6. Leve uma panela com água para ferver e acrescente um punhado de sal. Acrescente os aspargos limpos e deixe cozinhar por 1 minuto. Retire os aspargos da água e coloque em seguida num recipiente com água e gelo, para dar um choque térmico e evitar que os aspargos passem do ponto. Quando esfriarem, retire os aspargos da água e reserve.

7. Sobre uma tábua, coloque as fatias de frango e tempere com sal, pimenta e páprica. Espalhe 1 colher (sopa) de ricota sobre cada fatia.

8. Coloque 2 aspargos bem na ponta de cada filé, formando um T, deixando as pontas para fora do filé. Enrole-o, como se estivesse fazendo um charuto, e prenda a ponta com um palito.

9. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura alta).

10. Leve uma frigideira anti-aderente ao fogo alto para aquecer. Acrescente um pouco de azeite e frite os rolinhos de frango por 2 minutos de cada lado.

11. Retire os rolinhos da frigideira e coloque dentro de uma assadeira. Leve ao forno pré-aquecido para finalizar a cocção. Deixe assar por mais 10 minutos ou até que os filés fiquem prontos. Para aprender a congelar, clique em dicas.

Sugestão de
cardápio