Imagem da receita

Rosbife de panela

Vamos brincar de trocar tudo? Em vez de filé mignon, lagarto. Em vez de assadeira, uma panela. Foi dada a largada para o preparo do rosbife!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 peça de lagarto de cerca de 800 g
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (chá) de sementes de mostarda
  • ½ colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino
  • 2 colheres (sopa) de páprica
  • 1 ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo

1. Retire a carne da geladeira e deixe em temperatura ambiente por pelo menos 15 minutos antes de começar o preparo. Caso a peça esteja com a capa de gordura, com uma faca, corte bem rente à carne, mantendo o formato da peça e descarte.

2. No pilão, coloque as sementes de mostarda, os grãos de pimenta-do-reino e bata bem para moer. Junte a páprica, o sal e misture.

3. Sobre a tábua, regue o rosbife com 1 colher (sopa) de azeite e polvilhe com a mistura de especiarias. Espalhe com as mãos para temperar bem toda a superfície da carne.

4. Leve ao fogo médio uma panela grande para aquecer. Quando estiver bem quente, regue com 1 colher (sopa) de azeite e disponha a peça de lagarto temperada. Deixe por cerca de 5 minutos até dourar e vá virando a peça para dourar todos os lados por igual, inclusive as pontas. No total, a carne leva cerca de 30 minutos para ficar no ponto (bem dourada por fora e vermelha no centro). Para verificar o ponto: espete a carne com uma faquinha ou palito de churrasco, o líquido deve sair levemente rosado.

5. Transfira o rosbife para uma assadeira, cubra com papel alumínio e deixe descansar por cerca de 10 min - nesse período os sucos vão se redistribuir pela peça deixando a carne mais suculenta.

6. Assim que a peça de rosbife estiver morna, embale com filme bem justo para modelar e leve para a geladeira. Deixe por, no mínimo, 1 hora para firmar - assim fica mais fácil de fatiar. Se preferir, você pode preparar o rosbife no dia anterior e fatiar na hora de servir.

Sobrou rosbife?

Prepare uma deliciosa tartine com maionese caseira.