Imagem da receita

Sagu de café

Uma receita de sabor superbrasileiro, preparada com café forte e um toque de limão. Sua textura brincalhona fica ainda mais deliciosa quando a sobremesa é servida bem gelada, com creme batido. E, se você quiser, ela pode até substituir o tradicional cafezinho ao final da refeição, de um jeito elegante e diferente.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de sagu
  • 3 xícaras (chá) de água filtrada
  • 1 xícara (chá) de café forte coado (sem açúcar)
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão
  • raspas de limão a gosto para servir
  • creme batido a gosto pra servir

Modo de preparo

  1. Numa tigela, coloque o sagu e cubra com 1 xícara (chá) da água filtrada. Deixe de molho por 1 hora.
  2. Quando faltarem 10 minutos para completar o tempo do demolho, coloque as 2 xícaras (chá) de água restates numa panela média. Junte o café, o açúcar e misture para dissolver. Leve para cozinhar em fogo alto.
  3. Assim que ferver, abaixe o fogo, acrescente o sagu (com o líquido do demolho) e misture. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até que as bolinhas estejam macias e quase transparentes — elas ainda devem estar com um pontinho branco no centro. Mexa de vez em quando com uma espátula para não grudar no fundo da panela.
  4. Desligue o fogo e transfira para uma tigela. Deixe esfriar por 30 minutos em temperatura ambiente. Misture o caldo de limão, cubra com filme e leve à geladeira por pelo menos 1 hora para esfriar — o sagu é mais gostoso servido frio.
  5. Sirva o sagu com creme batido e finalize com raspas de limão a gosto.

 

OBS: depois de esfriar, as bolinhas de sagu podem ficar concentradas no fundo da tigela. Se isso acontecer, retire da geladeira alguns minutos antes de servir e mexa bem com uma colher para redistribuir as bolinhas no caldo.