Imagem da receita

Sagu de vinho tinto com creme inglês

Dois clássicos com sabores que se complementam. Apresentamos o creme inglês para o sagu de vinho e eles se deram muito bem.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 6 porções

Para o sagu

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de sagu
  • 1 ½ xícara (chá) de vinho tinto (½ garrafa)
  • 2 ½ xícaras (chá) de água filtrada
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 canela em rama
  • 2 cravos-da-índia

Modo de preparo

  1. Numa tigela, coloque o sagu, cubra com 1 xícara (chá) da água filtrada e deixe descansar por 1 hora.
  2. Faltando 15 minutos para completar o tempo, coloque numa panela média o restante da água, o vinho, a canela, os cravos e o açúcar. Misture bem, até o açúcar dissolver.
  3. Leve ao fogo alto e, quando ferver, junte o sagu (com o líquido que sobrar na tigela). Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos ou até que as bolinhas estejam macias e quase transparentes. Mexa de vez em quando para o sagu não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e descarte os cravos e a canela.
  4. Transfira o sagu para uma tigela e deixe esfriar por 30 minutos em temperatura ambiente — nesse tempo as bolinhas terminam de cozinhar no próprio calor e a sobremesa atinge a consistência ideal. Assim que esfriar, cubra e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos. Sirva gelado com o creme inglês.

 

OBS: depois de esfriar, as bolinhas de sagu podem ficar concentradas no fundo da tigela. Se isso acontecer, retire da geladeira alguns minutos antes de servir e mexa bem com uma colher para redistribuir as bolinhas no caldo. 

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Para o creme inglês

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 4 gemas
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ fava de baunilha

Modo de preparo

  1. Numa tigela, coloque as gemas, junte ⅓ de xícara (chá) do açúcar e misture bem com o batedor de arame até formar um creme claro.
  2. Numa panela média, misture o leite, o creme de leite e o restante do açúcar. Com a ponta da faca, corte a fava de baunilha ao meio, no sentido do comprimento, raspe e junte as sementes à panela. Reserve a fava de baunilha raspada, você pode armazenar junto com o açúcar dentro de um pote e, assim, ter seu próprio açúcar de baunilha aromatizado.
  3. Leve a panela ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para aquecer por igual e não formar nata. Assim que surgirem as primeiras bolhas retire do fogo – não deixe ferver! Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do líquido quente na gemada, mexendo bem com o batedor de arame a cada adição. Atenção: não adicione todo o leite de uma só vez para que as gemas não coagulem – esse processo chamado temperagem evita que as gemas cozinhem no leite e o creme talhe.
  4. Volte a mistura de gemas com leite para a panela e misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo delicadamente com uma espátula até engrossar, por cerca de 5 minutos – para saber se o creme está no ponto, cubra as costas da espátula com creme e passe o dedo indicador formando uma linha: o creme não deve escorrer.
  5. Transfira o creme para uma tigela e cubra com filme em contato com o creme – isso evita a formação de uma película grossa na superfície. Deixe na geladeira por pelo menos 1h30 para ficar bem gelado até a hora de servir.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Conteúdo
adicional