Imagem da receita

Salada Caesar com crocante de parmesão

A receita clássica das délis norte-americanas ganha um toque de novidade com o crocante de parmesão fazendo as vezes de crouton. Versátil, essa salada pode servir de entrada ou de prato principal.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve4 pessoas como entrada ou 2 como prato principal

Para o crocante

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

Modo de preparo

  1. Leve uma frigideira pequena antiaderente ao fogo médio (nós usamos uma de 20 cm de diâmetro). Polvilhe ½ xícara (chá) do queijo parmesão ralado até cobrir todo o fundo da frigideira, formando uma camada uniforme. Acerte as bordas com uma espátula de silicone e deixe derreter, sem mexer, por cerca de 5 minutos, até a base começar a dourar – o queijo vai derreter, borbulhar e formar uma placa única.
  2. Vire a placa de uma só vez sobre um prato e deixe esfriar – ela endurece e fica crocante depois de fria. Retire a frigideira do fogo, espalhe o restante do queijo e prepare outra placa de parmesão – atenção, a segunda leva fica pronta em menos tempo, porque a frigideira já está quente. Reserve.

Para a salada

Ingredientes

  • 3 maços de minialface romana
  • ½ peito de frango cozido e desfiado
  • ⅔ de xícara (chá) de maionese caseira
  • 2 filés de anchova
  • 1 dente de alho
  • caldo de ½ limão
  • 2 colheres (sopa) de água filtrada

Modo de preparo

  1. Lave bem as folhas de alface sob água corrente. Transfira para uma tigela, cubra com água, misture o bactericida de sua escolha e deixe de molho por 15 minutos. Retire as folhas da água em vez de escorrer – assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Enxágue sob água corrente e deixe escorrer bem a água.
  2. Pique bem fino os filés de anchova e transfira para um pote de vidro com tampa. Descasque e rale apenas a pontinha do alho (é bem pouco mesmo, só para perfumar), junte à anchova. Acrescente a maionese, o caldo de limão e a água. Tampe e chacoalhe bem para misturar (se preferir um molho mais fluido acrescente mais água). Atenção: o parmesão e a anchova já são bem salgados, não é preciso temperar com sal.
  3. Numa tigela grande, rasgue as folhas de alface grosseiramente. Junte o frango desfiado, regue com o molho e misture bem. Quebre uma das placas de parmesão em pedaços pequenos e polvilhe sobre a salada. Decore a tigela com a outra placa de parmesão e sirva a seguir.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio