Imagem da receita

Salada de abóbora assada com agrião e lascas de parmesão

Quem gosta de salada-refeição vai adorar esta receita. Combinada com mini agrião, azeite, salsinha e queijo parmesão em lascas, a abóbora fica mais que irresistível.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • ½ abóbora japonesa (500 g se for comprar já descascada)
  • 1 maço de miniagrião
  • ½ maço de salsinha fresca
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • lascas de queijo parmesão a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).
  2. Descasque, descarte as sementes e corte a abóbora em cubos médios de cerca de 3 cm. Transfira para uma assadeira, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture com as mãos para untar bem cada pedaço e espalhe os cubos na assadeira - quanto mais espaço entre eles, mais crocantes ficam.
  3. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até dourar - na metade do tempo vire os cubos com uma espátula para dourar por igual.
  4. Enquanto isso, lave as folhas de agrião e salsinha sob água corrente, transfira para uma tigela com 1 litro de água e um bactericida da sua escolha. Deixe de molho por cerca de 15 minutos. Retire as folhas da água em vez de escorrer - assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Enxague sob água corrente e deixe escorrer bem.
  5. Retire as abóboras do forno. Numa travessa, misture as folhas de agrião e de salsinha, tempere com 1 colher (sopa) de azeite, vinagre, sal e pimenta-do-reino a gosto. Junte os cubos de abóbora assados e cubra com lascas de parmesão a gosto. Sirva a seguir (se quiser servir a salada fria, deixe os cubos de abóbora amornarem antes de levar à geladeira).

REAPROVEITE

Não jogue as sementes fora, prepare um petisco incrível.

Veja este e mais preparos com abóbora: