Imagem da receita

Salada de atum, ervilha e crouton no pote

Para os dias de muita correria, olha que dica boa! A salada no pote é superprática e ganha ares de marmita chic, ótima para levar para o escritório.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção


Ingredientes

  • 1 lata de atum sólido em água
  • ½ xícara (chá) de ervilhas congeladas
  • 1 fatia de pão
  • ½ cebola roxa
  • 1 maço de alface-romana baby
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Destaque as folhas de alface do maço e lave sob água corrente. Transfira as folhas para uma tigela com 1 litro de água e um bactericida da sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, separe os outros ingredientes.

2. Retire as ervilhas do congelador e transfira para uma peneira. Coloque sobre uma tigela e deixe em temperatura ambiente até descongelar. Se preferir, coloque as ervilhas numa tigela e leve ao micro-ondas para rodar por alguns segundos.

3. Corte o pão em cubos pequenos, de cerca de 2 cm. Leve ao fogo baixo uma frigideira para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) do azeite e acrescente os cubos de pão. Deixe tostar por cerca de 2 minutos, mexendo com uma espátula para dourar por igual. Tempere com sal e pimenta a gosto e transfira para um prato para esfriar.

4. Descasque, corte a cebola em cubos pequenos e reserve. Passe o atum sobre uma peneira para escorrer bem a água e transfira para uma tigela. Com um garfo, quebre o atum em pedaços menores - do tamanho de um bocado.

5. Para o molho: numa tigela pequena coloque o azeite restante e o caldo de limão; tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem com um garfo. Reserve.

6. Retire as folhas de alface da água, em vez de escorrer - assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Enxague sob água corrente e passe pela centrífuga de saladas para secar bem.

7. Separe um pote de vidro alto e monte a salada em camadas: coloque primeiro o molho, em seguida os pedaços de atum, a ervilha, os cubos de cebola, os croutons e por último as folhas de alface. Feche o pote e mantenha na geladeira até a hora de consumir.

 

OBS: Na hora de consumir, vire e desvire o pote fechado para espalhar o molho por toda a salada.