Imagem da receita

Salada de bacalhau com feijão-fradinho e banana-da-terra

Supernutritiva e prática (o feijão vai na pressão; o bacalhau já é o dessalgado e desfiado), este prato vale por uma refeição completa. E bem brasileira – banana nele!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 500 g de bacalhau dessalgado, desfiado e congelado
  • 2 xícaras (chá) de feijão-fradinho
  • 3 bananas-da-terra
  • 1 cebola roxa
  • ⅓ de xícara (chá) de pimenta biquinho em conserva
  • 1 colher (chá) de óleo
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
  • ½ xícara (chá) de folhas de coentro
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Na panela de pressão, coloque o feijão-fradinho e cubra com água - não ultrapasse o volume máximo de ⅔ da panela. Tampe e leve ao fogo alto para cozinhar. Assim que começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

2. Desligue o fogo e, com a ajuda de um garfo, levante a válvula para tirar a pressão. Espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Transfira o feijão para uma peneira e passe sob a água fria para interromper o cozimento. Deixe escorrer bem a água sobre uma tigela.

3. Leve ao fogo alto uma panela média com água. Assim que ferver, mergulhe o bacalhau e deixe descongelar e cozinhar ao mesmo tempo por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

4. Descasque a cebola e corte em cubos pequenos. Transfira para uma tigela e cubra com água fria - isso serve para amenizar o sabor ardido da cebola. Lave e seque as folhas de coentro. Reserve.

5. Descasque e corte as bananas-da-terra ao meio no sentido do comprimento. Corte cada metade ao meio novamente e fatie em cubos de cerca de 1 cm. Leve ao fogo médio uma frigideira grande (de preferência antiaderente). Quando aquecer regue com o óleo e adicione os cubos de banana. Deixe por cerca de 2 minutos e vire com uma espátula para dourar por igual. Transfira para um prato e reserve.

6. Assim que estiver cozido, escorra bem a água do bacalhau e transfira para uma tigela grande. Passe a cebola por uma peneira e misture com o bacalhau. Junte o feijão-fradinho, os cubos de banana dourados e as pimentas biquinho. Regue com o azeite e o vinagre, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem.

7. Transfira para uma travessa de servir e finalize com as folhas de coentro. Sirva a seguir em temperatura ambiente ou leve para esfriar na geladeira.