Imagem da receita

Salada de batata assada com maionese caseira

O pulo do gato desta preparação é que, em vez de cozidas, as batatas são assadas. Elas ganham um sabor caramelado que transforma a clássica maionese num acompanhamento especial.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 500 g de batata bolinha
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de maionese caseira
  • 2 ramos de endro (dill) fresco
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  2. Com uma escovinha para legumes lave bem a casca das batatas sob água corrente. Lave, seque e debulhe as folhas de endro.
  3. Corte as batatas ao meio. Transfira para uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 6 minutos.
  4. Escorra bem a água e transfira as batatas para uma assadeira média. Regue com o azeite e tempere com sal e a pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e espalhe na assadeira - quanto mais espaço entre as batatas, mais crocantes elas ficam. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, virando na metade do tempo, até dourar.
  5. Retire a assadeira do forno e deixe as batatas esfriarem (se preferir, sirva a salada morna). Transfira para uma tigela, junte a maionese caseira, as folhas de endro e misture bem. Sirva a seguir.

MAIONESE CASEIRA

Existem 3 maneiras de fazer maionese em casa. A clássica feita à mão, com a ajuda do liquidificador ou do modo mais rápido: no mixer. Escolha a sua!