Salada de batata com salsão

O reinado de um salsão sempre ganha mais glamour quando a batata entra em cena. Nessa salada fresca, ideal para um almocinho descomplicado, ele aparece em fatias finas e ela em pedaços rústicos.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 4 batatas
  • 4 talos de salsão
  • caldo de ½ limão
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Descasque e corte a batata em cubos médios de cerca de 2 cm. Transfira para uma panela, cubra com água e junte ½ colher (chá) de sal. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos - faça o teste com o garfo, elas devem estar cozidas mas ainda firmes.

2. Enquanto as batatas cozinham, prepare o salsão: descarte as folhas e lave bem os talos sob água corrente; seque e corte cada talo na diagonal em fatias de cerca de 1 cm de espessura.

3. Assim que estiverem cozidas, escorra bem a água das batatas e deixe por alguns minutos no escorredor (ou peneira) para amornar. Transfira os cubos de batata para uma tigela grande, junte o salsão fatiado, regue com o caldo de limão, o azeite e misture delicadamente - a batata morna absorve melhor os temperos.

4. Tempere com pimenta-do-reino a gosto e polvilhe com o queijo parmesão ralado. Misture e prove - alguns queijos são mais salgados que outros - se necessário adicione mais sal.

5. Transfira a salada para uma travessa e sirva a seguir. Se preferir, leve para a geladeira e deixe a salada esfriar antes de servir.

Veja este e mais preparos com salsão: