Imagem da receita

Salada de beterraba, cebola roxa e balsâmico

A inspiração vem da cor da beterraba. Por isso a cebola e o manjericão também são roxos. O resultado é uma salada que mistura a doçura da beterraba com o ardidinho da cebola e o frescor do manjericão.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 4 beterraba
  • 1 cebola roxa
  • 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • ¼ xícara (chá) de manjericão roxo
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

2. Lave e corte as beterrabas ao meio. Transfira para uma folha de papel-alumínio que acomode todas elas. Cubra com outra folha e dobre as pontas, formando um envelope.

3. Coloque o envelope numa assadeira e leve ao forno para assar por 50 minutos ou até que estejam macias - o tempo de cozimento depende do tamanho e da idade das beterrabas. Para verificar se estão cozidas, espete com um garfo.

4. Retire do forno e abra o alumínio para esfriar um pouco. Enquanto isso, lave e seque o manjericão.

5. Numa tábua, corte a cebola ao meio e fatie fino cada metade (se preferir, passe num mandolim). Se desejar um sabor menos acentuado, coloque as fatias por alguns minutos numa tigela com água fria e escorra na hora de montar a salada.

6. Descasque as beterrabas ainda mornas, puxando a casca com uma faquinha de legumes. Corte em pedaços médios e transfira para uma tigela.

7. Junte as fatias de cebola, o manjericão e tempere com o vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta-do-reino. Misture bem e sirva a seguir. Caso contrário, conserve em geladeira.
Sugestão de
cardápio