Imagem da receita

Salada de brócolis branqueado com molho ponzu

Verdes e crocantes, os floretes de brócolis ganham um toque oriental com o molho ponzu, que é salgadinho e cítrico


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 maço de brócolis
  • 1 laranja-baía
  • 2 colheres (sopa) de mirin (saquê de cozinha)
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de shoyu (molho de soja)
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão

Modo de preparo

1. Corte e descarte as folhas e a base grossa dos talos. Com o descascador de legumes, retire as fibras externas dos talos mais grossos, tomando cuidado para não desmanchar os floretes - nesta receita vamos usar os ramos inteiros do brócolis.

2. Corte os ramos maiores ao meio no sentido do comprimento - da base do talo até o florete - para que todos fiquem do mesmo tamanho e cozinhem por igual. Lave bem em água corrente.

3. Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver e prepare uma tigela com água e gelo.

4. Enquanto a água ferve, prepare o molho: numa panela pequena, misture o mirin, o açúcar, o caldo de limão, as raspas da laranja e ¼ de xícara (chá) do caldo; leve ao fogo médio e deixe cozinhar até ferver; abaixe o fogo e deixe reduzir por mais 3 minutos. Transfira para uma tigela e deixe amornar.

5. Assim que a água ferver, misture ½ colher (sopa) de sal e mergulhe os ramos de brócolis. Deixe cozinhar por apenas 2 minutos e, com a escumadeira, transfira para a tigela com água e gelo - essa técnica chamada branqueamento realça a cor e deixa o brócolis crocante. Deixe escorrer bem a água do brócolis e sirva a seguir com o molho ponzu.

Veja outros preparos com brócolis: