Imagem da receita

Salada de carne desfiada e cevada

Parente fina da carne louca, este clássico da culinária francesa, a salada de músculo, para ficar ainda mais saudável ganhou a adição cevada. Surpreenda-se com esta receita.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 500 g de músculo
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 folhas de louro
  • 1 xícara (chá) de cevada
  • 1 cebola roxa
  • 1 tomate
  • ⅓ de xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Leve uma panela de pressão destampada ao fogo alto. Acrescente o óleo e, quando esquentar, coloque a carne na panela. Vá virando para dourar todos os lados por igual.

2. Com cuidado, adicione água suficiente para cobrir 3 dedos acima da carne. Coloque as folhas de louro, tampe a panela (com a tampa apropriada) e deixe cozinhar na pressão, em fogo alto, por 1 hora.

3. Enquanto a carne cozinha, prepare os outros ingredientes. Numa tigela coloque a cevada e cubra com água. Com as mãos, esfregue bem os grãos até que água fique turva. Escorra e repita o procedimento mais duas vezes.

4. Numa panela, coloque a cevada, 2 xícaras (chá) de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, com a tampa entreaberta. Desligue o fogo e escorra a água.

5. Sobre uma tábua, corte o tomate ao meio e retire as sementes. Com a palma da mão, aperte cada metade contra a tábua, a fim de torná-la plana (fica mais fácil de fazer os cubinhos). Corte cada metade em tiras, e as tiras em cubinhos.

6. Descasque a cebola e corte-a na metade. Corte cada metade em fatias finas. Com as mãos ou com um garfinho, desfaça as fatias em tiras.

7. Quando o cozimento do músculo tiver terminado, desligue o fogo. Deixe a pressão cessar totalmente antes de abrir a panela. Com um garfão ou pinça, transfira a carne para uma tábua e deixe esfriar. O caldo formado pode ser usado no preparo de outras receitas, ou mesmo tomado puro, temperado com sal e pimenta-do-reino.

8. Com uma faca afiada, corte o músculo em fatias. Com a ajuda de um garfo, desfie bem as fatias de carne.

9. Numa tigela grande, misture o vinagre, o azeite e o óleo. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente os outros ingredientes: músculo desfiado, cubinhos de tomate, tirinhas de cebola e cevada. Misture muito bem e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Sirva a salada fria.
Sugestão de
cardápio