Imagem da receita

Salada de erva-doce com laranja

As tiras fininhas da erva-doce — e as folhas dela, que lembram o endro — se juntam a gomos de laranja para se transformar numa salada competente.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 bulbo de erva-doce (com as folhas)
  • 2 laranjas-baía
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Reserve as folhas, corte e descarte a parte verde do talo e a base do bulbo da erva-doce. Solte os talos, corte cada um ao meio, no sentido da largura, e cada metade, em tiras finas.

2. Transfira as tiras de erva-doce para uma tigela com 1 litro de água e 1 colher (sopa) do bactericida de sua escolha e deixe de molho por 15 minutos. Retire a erva-doce da água em vez de escorrer - assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Transfira para um escorredor, enxágue e deixe escorrer bem a água.

3. Para cortar as laranjas em gomos supreme: descasque cada laranja com cuidado para manter o formato mas tirar toda a parte branca; segure a laranja com uma das mãos sobre uma tigela e corte em "V" bem rente às membranas que separam os gomos; deixe o gomo cair na tigela e repita com o restante.

4. Numa travessa, misture as tiras de erva-doce com os gomos de laranja (e o caldo que escorreu para a tigela), tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Decore com as folhas da erva-doce e sirva a seguir.

Veja este e mais preparos com erva-doce: