Imagem da receita

Salada de legumes com maionese caseira

Legumes branqueados – com cor vibrante e textura crocante – e maionese caseira transformam essa clássica salada de legumes em um belo acompanhamento para mesas festivas.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 4 batatas
  • 3 cenouras
  • 250 g de vagem
  • 1 xícara (chá) de maionese caseira
  • folhas de salsinha a gosto para servir
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Descasque e corte as batatas em pedaços de cerca de 1,5 cm - o importante não é cortar as batatas em cubos perfeitos, mas sim em pedaços uniformes para cozinhar por igual. Transfira para uma panela, cubra com água, misture 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos - teste espetando com um garfo, elas devem estar cozidas mas ainda firmes. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

2. Lave sob água corrente as cenouras e as vagens. Descasque e corte as cenouras ao meio, no sentido da largura. Corte as partes mais finas em quartos e fatie em pedaços de 1 cm; corte as partes mais grossas ao meio, as metades em 3 tiras e as tiras em fatias de 1 cm. Descarte as pontas e corte as vagens em fatias de 1 cm.

3. Preencha uma tigela com água e gelo. Assim que estiverem cozidas, com a escumadeira, transfira as batatas para a tigela com água e gelo para cessar o cozimento. Adicione mais 1 colher (chá) de sal na água fervente e mergulhe a cenoura e a vagem picadas. Deixe por apenas 30 segundos e, com a escumadeira, passe para a tigela com gelo - esse processo de branqueamento deixa os legumes com textura crocante e cor vibrante.

4. Escorra bem a água dos legumes, transfira para uma tigela e junte a maionese caseira. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem. Sirva a seguir com folhas de salsinha frescas.

 

OBS: se preferir, prepare a salada com antecedência e mantenha na geladeira; junte as folhas de salsinha apenas na hora de servir.