Imagem da receita

Salada de lentilha com queijo feta e cebola frita

Guarde bem essa receita para quando quiser montar um pê-efe diferente. Ela entra no lugar do feijão. E é bem versátil: pode ser servida tanto morna, no inverno, quanto fria num jantar leve de verão. O sabor é misterioso, com o toque do cominho e o adocicado leve do açúcar e da cebola (que equilibra com o salgadinho do queijo feta).


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

Serve4 porções como prato principal (ou 6 porções como entrada)

Para o molho

Ingredientes

  • ⅓ de xícara (chá) de azeite
  • ¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • ½ colher (chá) de cominho
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

Num pote de vidro (que tenha tampa) coloque os ingredientes, tampe e chacoalhe bem para misturar (se preferir, misture numa tigela com um garfo ou batedor de arame). Reserve.

Para a salada

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de lentilha (cerca de 200g)
  • 2 cebolas
  • 100 g de queijo feta (cerca de ¾ de xícara em cubos)
  • ½ xícara (chá) de óleo

Modo de preparo

  1. Numa panela média, coloque as lentilhas, cubra com 1 litro de água e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até as lentilhas estarem cozidas, mas al dente. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
  2. Corte o queijo feta em cubos de 1 cm. Descasque e corte as cebolas em rodelas finas. Forre uma travessa com papel toalha.
  3. Leve uma frigideira grande com o óleo ao fogo médio — a quantidade de óleo pode variar de acordo com o tamanho da frigideira, use o suficiente para cobrir bem o fundo.
  4. Assim que o óleo aquecer, acrescente metade das cebolas fatiadas e deixe fritar por 5 minutos até ficar bem dourada – não coloque toda a cebola de uma só vez, pois algumas vão queimar e outras ficar brancas. Mexa de vez em quando com uma escumadeira para não queimar. Atenção: assim que a maioria das fatias dourar, transfira a cebola frita para a travessa forrada com papel toalha. Em poucos segundos a cebola pode queimar! Repita o procedimento com a outra metade.
  5. Assim que as lentilhas estiverem cozidas, passe os grãos por uma peneira e deixe escorrer bem a água. Transfira a lentilha quente para uma tigela e regue com o molho — assim ela absorve melhor os sabores. Misture delicadamente a metade da cebola frita e metade dos cubos de queijo feta. Decore com as rodelas de cebola e o queijo restantes. Sirva a seguir.

 

OBS: se preferir, mantenha a salada de lentilha já temperada na geladeira e frite as cebolas na hora de servir.

Sugestão de
cardápio