Imagem da receita

Salada de macarrão com atum

Nem todo mundo conhece salada de macarrão. Mas os ingredientes sim! Cogumelo-de-paris, atum em conserva e rodinhas de macarrão. Essa combinação rende uma porção gostosa para variar o cardápio do dia a dia de quem mora sozinho.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção


Ingredientes

  • 100 g de macarrão do tipo rodinha
  • ½ lata de atum em conserva
  • ½ cebola
  • ½ xícara (chá) de cogumelos-de-paris
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • suco de ½ limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Leve uma panela com 2 litros de água e 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto.

2. Enquanto a água não ferve, prepare os outros ingredientes. Descasque a cebola e corte na metade. Guarde uma das metades para utilizar em outra receita. A outra, corte na metade novamente. Fatie fino cada um dos quartos.

3. Numa tábua, corte os cogumelos em fatias.

4. Abra a lata de atum em conserva e deixe o óleo escorrer numa tigela. Para jogar fora o óleo, coloque numa garrafinha pet e ponha no lixo, em vez de jogar na pia.

5. Na tigela em que for servir o macarrão, coloque a cebola, o cogumelo em fatias e o atum. Misture bem.

6. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuidado para não cozinhar demais, o macarrão deve ficar al dente.

7. Com cuidado, escorra a água. Resfrie o macarrão passando sob água corrente, dentro do escorredor. Transfira as rodinhas para a tigela com os outros ingredientes. Tempere com o suco de limão, o azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino. (Lembre-se de que o atum costuma ser salgado.) Misture bem e sirva. Se quiser uma salada mais geladinha, leve à geladeira por 30 minutos.
Sugestão de
cardápio