Imagem da receita

Salada de macarrão com berinjela e purê de beterraba

Ideal pra quem não tem onde esquentar a marmita, essa salada é completa: aquela fominha logo às duas da tarde não vai aparecer! O purê de beterraba, com iogurte e zatar, funciona como molho e a berinjela assada dá um toque tostado.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 1 ⅓ de xícara (chá) de gravatinha (ou outra massa curta de grano duro)
  • 1 berinjela
  • 3 beterrabas pequenas
  • 1 pote de iogurte natural (170 g)
  • ¼ de xícara (chá) de nozes
  • 4 ramos de salsinha
  • 1 colher (chá) de zatar
  • azeite a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma assadeira grande.

2. Mantenha a casca e, com uma escovinha para legumes, lave bem as beterrabas e a berinjela sob água corrente. Descarte os talos e corte as beterrabas ao meio. Corte a berinjela ao meio, no sentido do comprimento.

3. Numa assadeira grande, distribua as beterrabas com o lado cortado para baixo e as duas metades de berinjela com o lado cortado para cima. Regue a berinjela com um fio de azeite e tempere com sal. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 15 minutos - teste com um garfo para verificar, a berinjela deve estar macia e as beterrabas cozidas, mas ainda firmes. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.

4. Leve ao fogo alto uma panela média com água. Assim que ferver, adicione 1 colher (chá) de sal e o macarrão. Misture e deixe cozinhar. Desligue o fogo 1 minuto antes do tempo indicado na embalagem - esse é o ponto ideal para usar o macarrão em saladas.

5. Assim que estiver cozido, escorra bem a água e transfira o macarrão para uma tigela. Regue com um fio de azeite, misture e deixe esfriar -3 o azeite evita que o macarrão grude um no outro ao esfriar.

6. Lave, seque e destaque as folhas de salsinha do talo. Pique as nozes grosseiramente. Reserve.

7. Assim que estiverem assados, retire os legumes do forno. Corte a berinjela em cubos médios de cerca de 2 cm x 2 cm e reserve. Corte a beterraba em pedaços menores e transfira para o copo do liquidificador. Junte o iogurte, o zatar, 1 colher (sopa) de azeite e 1 colher (chá) de sal. Bata bem até formar um purê (se preferir, bata no processador).

8. Separe 2 potes de vidro altos e monte a salada em camadas na seguinte ordem: primeiro o purê de beterraba, em seguida o macarrão cozido, a berinjela em cubos, as folhas de salsinha e as nozes picadas. Feche o pote e mantenha na geladeira. Na hora de consumir, chacoalhe para misturar o molho ou vire num prato.

Veja o vídeo: