Imagem da receita

Salada de mandioquinha com vagem e molho de alcaparras

Olha que salada diferentona: mandioquinha cozida firme, cortada em meia-lua, com vagem grelhada (crocante!) e molho de alcaparras. Uma combinação especial, que tanto pode ir à mesa morna ou em temperatura ambiente.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 3 mandioquinhas (cerca de 500 g)
  • 250 g de vagem holandesa
  • ½ colher (sopa) de alcaparras
  • caldo de 1 limão
  • azeite a gosto
  • pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Descasque, corte as mandioquinhas ao meio no sentido do comprimento e fatie cada metade em meias-luas grossas. Transfira para uma panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos - espete com um garfo para verificar: a mandioquinha deve estar cozida, mas ainda firme.

2. Enquanto as mandioquinhas cozinham, lave, seque bem as vagens e corte as pontinhas. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e junte as vagens. Refogue por cerca de 5 minutos, mexendo com uma espátula para dourar os lados por igual. Transfira para uma travessa e reserve.

3. Assim que estiverem cozidas, escorra a água e passe as mandioquinhas sob água corrente numa peneira, para cessar o cozimento. Deixe escorrendo a água enquanto prepara o molho.

4. Escorra a água e pique bem fino as alcaparras. Transfira para uma tigela pequena e misture com o caldo de 1 limão e ¼ de xícara (chá) de azeite. Tempere com pimenta-do-reino a gosto - não adicione sal, a alcaparra já é bem salgada.

5. Numa travessa, disponha as vagens grelhadas, espalhe as mandioquinhas cozidas e regue com o molho. Sirva a seguir.

Veja este e mais preparos com mandioquinha: