Imagem da receita

Salada de rabanete com abacate, alface e molho de limão

A cremosidade natural do avocado acalma o ardor do rabanete. Alface americana rasgada e molhinho de azeite e limão completam esta salada, ideal para servir em um dia quente.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 5 rabanetes
  • 1 maço de alface-americana
  • 2 avocados
  • caldo de 1 limão
  • azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Lave bem as folhas de alface sob água corrente. Transfira para uma tigela com 1 litro de água e 1 colher (sopa) do bactericida de sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos enquanto prepara os outros ingredientes.

2. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca dos rabanetes sob água corrente. Seque, descarte os cabinhos e corte ao meio; fatie cada metade em meias-luas finas de 0,5 cm. Corte os avocados ao meio, no sentido do comprimento. Descarte o caroço, descasque e corte cada metade em fatias no sentido do comprimento, sem chegar até o fim, formando um leque.

3. Retire as folhas da água, em vez de escorrer - assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Enxague e seque bem as folhas numa centrífuga de saladas. Rasgue as folhas de alface e misture aos rabanetes.

4. Para servir, divida a mistura de alface e rabanete nos pratos, disponha os leques de avocado sobre as folhas, regue com o caldo de limão e tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Veja este e outros preparos com rabanete: