Imagem da receita

Salada de tomate com segurelha

A olhos nus, esta parece uma simples saladinha. Logo na primeira rodela, você irá descobrir que trata-se da melhor salada de tomate que você já terá experimentado. E o segredo está na leve desidratação, feita com sal grosso, e também na combinação com a segurelha, uma erva pouco conhecida, mas ótima para temperar tomates.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 4 tomates maduros
  • 2 colheres (sopa) de sal grosso
  • 2 colheres (sopa) de segurelha
  • azeite a gosto para servir

Modo de preparo

1. Lave bem os tomates em água corrente. Corte cada tomate em 8 gomos: primeiro corte uma tampa, vire para baixo na tábua e corte em cruz e, depois, em x, formando as 8 partes.

2. Transfira os gomos de tomate para um escorredor de macarrão ou uma peneira. Salpique o sal grosso e metade da segurelha, misture para envolver bem todos os gomos com o sal.

3. Coloque o escorredor (ou peneira) sobre uma tigela, cubra os tomates com filme e leve à geladeira por 24 horas - o filme evita que os tomates ressequem.

4. Na hora de servir, retire a tigela da geladeira. Descarte a água que saiu dos tomates e chacoalhe delicadamente cada gomo para retirar o excesso de sal grosso.

5. Transfira os tomates para uma travessa, regue com azeite e o restante da segurelha. Sirva a seguir com salada de folhas verdes.

Veja outros preparos com tomate: