Imagem da receita

Salada de tomate e cebola grelhados

Grelhar o tomate e a cebola é uma estratégia deliciosa para reverter a queda de popularidade da salada no inverno. Fica chique e muito gostoso.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1 cebola grande
  • 1 tomate caqui
  • folhas de salsinha fresca a gosto
  • azeite a gosto
  • vinagre de vinho tinto a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Lave e seque o tomate e as folhas de salsinha. Corte o tomate em fatias grossas, de cerca 1,5 cm de espessura.

2. Corte a ponta da cebola no lado contrário à raiz e descasque. Corte em rodelas grossas, de cerca de 1,5 cm de espessura.

3. Leve ao fogo médio uma bistequeira (ou frigideira) de preferência antiaderente. Quando estiver bem quente, regue com um fio de azeite e adicione as fatias de tomate - coloque quantas fatias couberem, sem sobrepor, elas devem ficar em contato com o fundo da bistequeira para grelhar. Deixe por cerca de 1 minuto e vire com uma pinça para dourar o outro lado por igual. Transfira para uma travessa e repita com o restante.

4. Mantenha a bistequeira em fogo médio. Regue com mais um fio de azeite e repita o passo anterior para grelhar as rodelas de cebola - elas levam mais tempo para dourar, cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para a travessa com os tomates.

5. Regue as rodelas de tomate e cebola grelhadas com azeite e vinagre de vinho tinto. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e sirva a seguir com folhas de salsinha.

Veja este e mais preparos com cebola: