Imagem da receita

Salada grega

Os tomates são levemente desidratados antes de pularem na tigela com queijo feta, azeitona grega e pepino-brasileiro – que leva ranhuras para pegar melhor o tempero. Cheia de segredos essa grega...


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 3 tomates maduros
  • 1 pepino comum
  • 1 cebola roxa pequena
  • 100 g de queijo feta em peça
  • ⅓ de xícara (chá) de azeitonas pretas gregas
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Lave, seque e corte o tomate em 8 gomos: corte e descarte a tampa; apoie a parte cortada na tábua e corte o tomate em cruz, depois, em X, para formar 8 partes. Coloque numa peneira, misture com 1 colher (chá) de sal e deixe drenar sobre uma tigela por pelo menos 30 minutos - o sal desidrata e deixa o tomate mais carnudo.

2. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: descasque e corte a cebola em cubos médios. Transfira para uma tigela, cubra com água e gelo e deixe de molho até a hora de montar a salada - a água gelada diminui o ardido da cebola.

3. Lave e seque o pepino. Com a ponta de um garfo, raspe a casca no sentido do comprimento - as ranhuras retém o molho e o pepino fica bem temperado. Corte o pepino ao meio e as metades em meias-luas de 1 cm.

4. Corte o queijo feta em cubos de cerca de 2 cm. Corte as azeitonas em fatias e descarte o caroço.

5. Transfira o tomate drenado para uma tigela. Escorra a água das cebolas e junte aos tomates. Misture o pepino fatiado, as azeitonas e por último os cubos de queijo. Tempere com bastante azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto - lembre-se que o tomate já foi polvilhado com sal e o queijo feta também é salgado. Sirva a seguir.