Imagem da receita

Sanduíche de pernil

Esse sanduíche de pernil vem com direito a abacaxi, combinação clássica. Escolha minipães, para fazer porções individuais mais delicadas. E calcule bem mais de um sanduíche por convidado! Esse lanchinho é garantia de sucesso.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeMais de 6 porções

Para a marinada

Ingredientes

  • 1 pernil de porco de cerca de 2 kg
  • 6 dentes de alho
  • 1 cebola
  • 6 folhas de louro
  • 4 ramos de alecrim
  • 2 ramos de tomilho
  • 4 xícaras (chá) de cerveja pilsen (960 ml)
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Na véspera, numa assadeira grande que comporte o pernil, coloque os ramos de alecrim, o louro, o tomilho, a cerveja, o sal e a pimenta-do-reino. 
  2. Numa tábua, esmague os dentes com a lateral da lâmina da faca (apertando com a palma da mão). Descarte as cascas, que irão se soltar. Descasque também a cebola e corte em pedaços grandes. Transfira para a assadeira. 
  3. Com a ponta de uma faca afiada, faça incisões ao longo da carne do pernil. Transfira para a assadeira, cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por cerca de 12 horas, virando o pernil na marinada por pelo menos 2 vezes.

Para assar e montagem

Ingredientes

  • ½ abacaxi
  • 16 minipães franceses

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 160 °C (temperatura baixa) e retire a assadeira da geladeira para quebrar o gelo, cerca de 20 minutos antes de levar ao forno.Certifique-se de que o papel-alumínio está bem vedado e leve a assadeira ao forno por 3 horas, sem abrir a porta.
  2. Retire do forno e, com cuidado para não se queimar com o vapor, retire o papel-alumínio. Regue a carne com o caldo do cozimento e cubra novamente com o papel-alumínio. Volte ao forno e deixe assar por mais 1 hora. Prepare o abacaxi para a montagem.
  3. Prepare o abacaxi: descasque com uma faca de serra, corte na metade, no sentido horizontal, e fatie em rodelas de 1 cm. Corte as rodelas em tiras, e as tiras em cubos, descartando o miolo. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto, e deixe aquecer. Junte o abacaxi e cozinhe por 15 minutos, mexendo, até dourar. Desligue o fogo e transfira para uma tigela. Reserve.
  4. Passado o tempo do pernil, retire o papel-alumínio, regue com mais caldo e deixe no forno até dourar, por cerca de 30 minutos.
  5. Transfira o pernil para uma tábua e deixe descansar em temperatura ambiente com papel-alumínio, por cerca de 10 minutos, antes de fatiar.
  6. Fatie o pernil em fatias de 1 cm, e corte em tiras. Transfira para um prato e cubra com papel alumínio.
  7. Corte os pães na metade. Leve uma grelha ao fogo alto e torre os pães com a parte cortada virada para baixo.
  8. Recheie os pães com o pernil e com o abacaxi e sirva a seguir.