Sardinha recheada com espinafre e uvas-passas

Depois de assados, os rolinhos mantêm a carne suculenta, com casca crocante. Sem contar que o amarguinho do espinafre combina com a sardinha salgada e a uva-passa doce. E o visual? O pessoal vai amar!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 6 porções


Ingredientes

  • 1 kg de sardinhas frescas, inteiras, limpas e abertas (cerca de 12 unidades)
  • 1 maço de espinafre
  • ½ xícara (chá) de uvas-passas brancas
  • 2 colheres (sopa) de vinho branco (ou rum)
  • 1 colher (chá) de manteiga
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Separe um pacote de palitos de dente para prender as sardinhas. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira grande com azeite (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente).

2. Coloque as uvas-passas numa tigela, regue com o vinho branco e deixe hidratar enquanto prepara o espinafre. Destaque as folhas dos talos de espinafre, lave sob água corrente e deixe escorrer bem a água.

3. Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, coloque as folhas de espinafre, as uvas-passas (com o vinho) e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Mexa por cerca de 3 minutos até as folhas murcharem.

4. Sobre uma tigela, passe as folhas de espinafre por uma peneira e pressione delicadamente com uma colher para tirar o excesso de água.

5. Coloque uma sardinha sobre a tábua, com a pele para baixo, e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Espalhe uma camada fina do espinafre refogado sobre o peixe, enrole em direção à cauda e prenda com um palito de dente atravessando o rolinho inteiro. Transfira para uma assadeira e repita com o restante.

6. Regue as sardinhas com um fio de azeite e leve ao forno. Deixe assar por cerca de 20 minutos - não deixe as sardinhas muito tempo no forno para não ressecar. Retire do forno e sirva a seguir.