Imagem da receita

Seleta de legumes congelada

Ter os legumes no jeito na hora de começar a cozinhar dá uma ajuda e tanto, né? Mas nem pense naquelas latinhas com cenoura, batata e vagem cozidas! Com um pouco de planejamento e a técnica certa para congelar e descongelar você tem uma seleta de legumes prontinha, na mão, para os mais variados preparos.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 pacote de 400 g


Ingredientes

  • 3 batatas grandes
  • 2 cenouras
  • 150 g de vagem (cerca de 20 unidades)
  • sal a gosto
  • cubos de gelo para branquear os legumes

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as batatas em cubos de cerca de 1 cm - não precisa fazer cubos perfeitos, o importante é cortar em pedaços uniformes para cozinhar por igual. Transfira para uma panela, cubra com água e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos até ficar pré-cozida. Enquanto isso, prepare os outros legumes. 
  2. Lave a vagem e a cenoura sob água corrente. Descarte as pontas e corte as vagens em pedaços de cerca de 1 cm. Descasque e corte as cenouras ao meio, no sentido da largura; corte a parte mais fina em quartos e fatie em pedaços de 1 cm; corte a parte mais grossa ao meio, no sentido do comprimento, corte cada metade em 3 tiras e as tiras em pedaços de 1 cm. 
  3. Separe uma tigela grande com água e cubos de gelo. Com uma escumadeira, retire as batatas da panela e mergulhe no gelo. Deixe esfriar por cerca de 3 minutos e transfira para o escorredor - mantenha a tigela com água e gelo. 
  4. Mantenha a panela com água fervente em fogo médio e adicione 1 colher (chá) de sal. Mergulhe a cenoura picada e conte 15 segundos, mergulhe então as vagens e deixe por mais 15 segundos. Com a escumadeira, transfira a cenoura e a vagem para a tigela com água e gelo e deixe esfriar por cerca de 1 minuto. 
  5. Sobre a bancada, abra um pano de prato limpo e coloque as batatas. Escorra bem a água da cenoura e da vagem e junte às batatas. Seque bem o legumes com o pano - quanto mais sequinhos menor a formação de cristais de gelo na hora de congelar. 
  6. Transfira os legumes para um saco com fechamento hermético e tente deixar plano para tirar o máximo de ar que conseguir. Leve para o congelador e conserve por até 2 meses.

 

OBS: para usar a seleta, mergulhe em água fervente e deixe cerca de 2 minutos para descongelar, escorra bem a água e utilize a seguir. Se preferir, use diretamente em caldos para fazer sopas, cozidos ou recheios de torta.

 

Sugestão

Experimente utilizar a seleta para preparar uma maionese de legumes ou uma canja de galinha.