Imagem da receita

Sopa de cebola com massa folhada

Quer impressionar? Então capriche na apresentação e sirva a clássica sopa de cebola em porções individuais. A massa folhada dá um toque mais elaborado ao prato, além de deixá-lo mais crocante!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve4 porções


Ingredientes

  • 4 cebolas (cerca de 500 g)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1,5 litro de caldo de carne caseiro
  • 150 g de massa semi folhada congelada
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • farinha de trigo para polvilhar
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Retire a massa do congelador 2 horas antes de começar o preparo. 
  2. Descasque e fatie as cebolas em meias-luas finas. 
  3. Numa panela média, leve a manteiga para derreter em fogo médio. Acrescente as cebolas e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 30 minutos, até ficarem bem macias e douradas. Esta é uma etapa que não dá para ter preguiça. Se as cebolas não caramelizarem, a sopa não fica gostosa. Se precisar, deixe cozinhar por mais tempo. 
  4. Junte o vinho e misture até evaporar, raspando o fundo da panela para dissolver bem os queimadinhos da cebola. Polvilhe com a farinha de trigo e mexa por cerca de 1 minuto - essa misturinha de farinha com manteiga vai engrossar levemente a sopa. 
  5. Junte o caldo de carne de uma só vez e misture bem com uma espátula para dissolver os gruminhos de farinha. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. 
  6. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe 4 sopeiras individuais (ou refratários que possam ir ao forno). 
  7. Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Com um rolo, abra a massa folhada para afinar - cerca de 3 mm de espessura. Utilize a boca de uma das sopeiras para medir e corte 4 círculos, 1 cm maior que a borda. 
  8. Após os 30 minutos, desligue o fogo. Tempere a sopa com sal e pimenta-do-reino a gosto e transfira para as sopeiras. Cuidado para não encher até a borda - a sopa pode ferver e umedecer a massa. Cubra cada sopeira com um disco de massa folhada e pressione bem com os dedos na lateral para selar. 
  9. Numa tigela, misture a gema de ovo com 1 colher (sopa) de água. Pincele as massas e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 30 minutos, até a massa estufar e dourar. Retire do forno e sirva a seguir.

Caldo de carne caseiro

Veja como preparar um delicioso e prático caldo de carne caseiro.