Sopa de tomate

Você sabia que o tomate é fruta? E que sopa pode ser fria? Pois experimente esta delicada sopa de tomate, que pode ser servida quente ou fria.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 1,5 kg de tomate
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado
  • 1 ¼ xícara (chá) de água quente
  • 1 filão de pão italiano
  • queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo

1. Retire a pele dos tomates. Faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente.

2. Para extrair as sementes, corte os tomates na metade horizontalmente e, com o dedo indicador, retire-as com o suco que as envolve. Não enxágüe os tomates, pois a água pode até tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Corte os tomates em cubinhos.

3. Coloque o azeite numa panela média e leve ao fogo médio para aquecer. Junte o alho picado e refogue por 1 minuto, mexendo sempre.

4. Em seguida, adicione os cubinhos de tomate e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos.

5. Junte a água quente, misture levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

6. Enquanto a sopa cozinha, corte o filão de pão italiano em 8 rodelas de 3 cm de espessura. Retire a casca de cada rodela e reserve apenas o miolo delas.

7. Acrescente o manjericão picado à sopa e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Retire do fogo e adicione o pão. O pão deverá absorver parte do líquido e engrossar a sopa.

8. Retire a sopa do fogo, polvilhe com parmesão ralado e sirva em seguida.
Sugestão de
cardápio