Imagem da receita

Sorvete de baunilha

O chef Alberto Landgraf, do restaurante Epice, dá a receita desse irresistível sorvete. Dá para fazer em casa, mas ele avisa: “para conseguir as pintinhas pretas que dão sabor e charme ao sorvete é fundamental usar a baunilha em fava”.


AutorAlberto Landgraf

Tempo de preparoMais de 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de creme de leite
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 8 gemas
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 fava de baunilha

Modo de preparo

  1. Corte a fava na metade, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe as sementinhas e transfira para uma panela com o leite. Junte também a fava raspada e leve a panela ao fogo médio, sem deixar ferver. Desligue e deixe o leite tomando o gosto da baunilha por 20 minutos. Retire a fava. 
  2. Numa tigela, coloque o creme de leite e leve à geladeira. 
  3. Em outra tigela, junte as gemas com o açúcar e bata muito bem. 
  4. Após os 20 minutos, misture o leite com as gemas batidas, até formar uma mistura uniforme. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa sem parar até que a primeira bolha de fervura apareça. Desligue o fogo. 
  5. Retire o creme da geladeira e, imediatamente, junte o conteúdo da panela, passando por uma peneira. Usar o creme de leite gelado é o truque do chef Alberto Landgraf para intensificar o sabor de creme do sorvete. 
  6. Deixe esfriar completamente antes de levar à sorveteira. Bata até engrossar e leve ao congelador. Deixe firmar por 1 hora, antes de servir.

 

Validade - 3 meses