Imagem da receita

Suflê de banana e laranja

Termine o jantar com uma sobremesa com ares de festa e sabores bem tropicais.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 5 laranjas-baía
  • raspas de 1 laranja
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para decorar
  • 2 bananas-prata

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).

2. Corte a tampa de 4 laranjas e retire a polpa com uma colher, com cuidado para não danificar a casca (que será usada para assar os suflês). Se preciso, corte também a base, apenas para equilibrar a laranja, com cuidado para não furar o fundo da fruta. Extraia o suco das polpas usando um espremedor de batatas (ou apertando com as mãos). Descarte o bagaço.

3. Raspe a casca da laranja restante, mas não deixe o ralador chegar até a parte branca, pois vai amargar a receita. Reserve as raspinhas. Descasque a laranja e corte a polpa em cubos e transfira para numa tigela.

4. Corte 1 banana em cubinhos e junte com os cubos de laranja. Regue com 4 colheres (sopa) do suco de laranja. Divida esta mistura entre as cascas de laranja e coloque-as numa assadeira.

5. Amasse a outra banana e reserve.

6. Separe as claras das gemas, sendo que apenas 1 gema será usada. Numa tigela média, bata a gema com o açúcar, de preferência com um batedor de arame. Quando a gema estiver bem pálida e firme, junte a banana amassada, as raspas de laranja e misture bem.

7. Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve. Junte metade das claras à mistura de banana e gema e mexa bem. Em seguida, incorpore a outra metade, com cuidado para não mexer demais e perder o volume das claras.

8. Com uma colher, divida a massa do suflê entre as cascas de laranja preparadas. Leve ao forno preaquecido para assar por 15 minutos. Se quiser, polvilhe com o açúcar de confeiteiro com auxílio de uma peneira. Sirva a seguir.
Sugestão de
cardápio