Imagem da receita

Suspiro limeño

Versão Panelinha da sobremesa clássica peruana que combina creme com merengue. Na nossa receita, creme leva limão para equilibrar a doçura do preparo. E, no merengue, levíssimo, vai um toque de vinho do Porto.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

Serve8 porções

PARA O CREME DE LIMÃO

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco (ou 1 lata de creme de leite sem soro)
  • ½ xícara (chá) de leite
  • 5 gemas
  • caldo de 2 limões
  • 1 canela em rama

Modo de preparo

  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transfira as 5 gemas para uma tigela grande e reserve 2 claras noutra tigela para o preparo do merengue. Com uma espátula, mexa bem as gemas apenas para soltar a película e misturar.
  2. Numa panela média, misture o leite condensado com o creme de leite e o leite. Junte a rama de canela e leve ao fogo médio. Mexa por cerca de 20 minutos, até engrossar – para verificar o ponto, incline levemente a panela, o creme deve descolar do fundo.
  3. Desligue o fogo e acrescente, aos poucos, o creme quente sobre as gemas, mexendo bem com a espátula a cada adição. Não coloque todo o creme de uma só vez para evitar que as gemas cozinhem. Descarte a canela em rama e misture o caldo de limão.
  4. Com uma concha, transfira o creme de limão ainda quente para a tigela de servir. Leve à geladeira para esfriar por pelo menos 1 hora antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior). Enquanto isso, prepare o merengue.

PARA O MERENGUE E MONTAGEM

Ingredientes

  • 2 claras
  • ½ xícara (chá) de vinho do Porto
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar
  • raspas de 2 limões
  • canela em pó a gosto

Modo de preparo

  1. Numa panela pequena, misture o vinho do Porto com o açúcar. Leve ao fogo baixo para cozinhar, sem mexer, por cerca de 15 minutos até atingir o ponto de fio. Para verificar, mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta.
  2. Quando passarem 10 minutos do tempo da calda, bata as claras em neve: na batedeira, comece a bater em velocidade baixa e vá aumentando aos poucos até formar um pico firme. Reserve.
  3. Assim que a calda atingir o ponto, desligue o fogo. Volte a bater as claras em velocidade média e adicione a calda em fio constante, pela lateral da tigela da batedeira. Deixe bater até formar um merengue firme e esfriar.
  4. Desencaixe a tigela da batedeira e misture as raspas de 1 limão. Transfira para uma tigela, cubra com filme e mantenha na geladeira até a hora de servir.
  5. Para a montagem: com duas colheres grandes, modele um pouco do merengue numa quenele grande e disponha sobre a tigela com o creme de limão. Polvilhe o com canela em pó, raspas de 1 limão e sirva a seguir com o restante do merengue a parte.


VERSÃO INDIVIDUAL

Se preferir, sirva o creme de limão em tacinhas individuais cobertos com merengue. Monte as sobremesas até 1 dia antes de servir e deixe na geladeira.

Sugestão de
cardápio