Imagem da receita

Talharim caseiro com escarola

Massa fresca, feita na bancada da sua casa, e que vai ao prato acompanhada de escarola (amarguinha) e limão (azedinho) – consegue imaginar essa delícia? Pega a farinha de trigo na despensa djá!


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 6 porções

PARA A MASSA CASEIRA

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400 g)
  • 4 ovos
  • 3 colheres (chá) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

1. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro. Quebre um ovo de cada vez numa tigela pequena e transfira para o centro da farinha - se um deles estiver estragado você não perde toda a receita.

2. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas com as claras. Aos poucos, incorpore os ovos à farinha e termine de misturar com a mão até formar uma bolota. Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia - isso leva cerca de 15 minutos. Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.

3. Polvilhe farinha de trigo em uma assadeira e na bancada de trabalho. Desembale, transfira para a bancada e, com uma espátula (ou faca), divida a massa em 4 partes - assim fica mais fácil para abrir.

4. Para fazer o talharim: polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e, com o rolo de macarrão abra uma das partes da massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm - a massa deve ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura.

5. Polvilhe farinha sobre a massa e dobre, no sentido do comprimento, 4 vezes - é importante dobrar a partir de um dos lados menores do retângulo, assim os fios de macarrão ficam mais longos; corte a massa em fatias de cerca de 0,5 cm; solte os fios e transfira para a assadeira polvilhada com farinha. Repita com o restante da massa.

PARA A FINALIZAÇÃO

Ingredientes

  • todo o talharim caseiro
  • 2 maços de escarola
  • 1 dente de alho
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • 10 folhas de louro seco
  • sal a gosto
  • raspas de limão-siciliano a gosto
  • lascas de queijo parmesão a gosto

Modo de preparo

1. Leve ao fogo alto uma panela grande (ou caldeirão) com cerca de 5 litros de água para ferver. Enquanto isso, lave e seque bem as folhas de escarola. Corte as pontas do dente de alho. Com a lateral da faca, amasse e descarte a casca.

2. Sobre a tábua, empilhe cerca de 5 folhas de escarola e corte em quadrados de cerca de 2 cm. Transfira a escarola fatiada para uma tigela e repita com o restante.

3. Assim que a água da panela ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e acrescente o talharim. Misture com um garfo apenas para soltar os fios e deixe cozinhar por cerca de 7 minutos até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, refogue a escarola.

4. Leve ao fogo médio uma panela grande. Quando aquecer, regue com ¼ de xícara (chá) de azeite, junte o alho e as folhas de louro. Deixe por cerca de 2 minutos para perfumar. Acrescente a escarola fatiada, tempere com sal e refogue por cerca de 3 minutos - não deixe a escarola murchar demais; ela ainda deve ficar crocante. Desligue o fogo.

5. Assim que estiver cozido, passe o macarrão por um escorredor. Deixe escorrer bem a água e transfira a massa para a panela com a escarola. Misture bem.

6. Transfira o macarrão com a escarola para uma travessa e regue com o azeite restante. Sirva a seguir com raspas de limão siciliano e lascas de parmesão a gosto.

 

veja esta e outras receitas com escarola:

Sugestão de
cardápio