Imagem da receita

Tarte tatin de cebola

Não é o máximo quando a receita além de deliciosa fica linda? Sirva com salada para resolver a refeição, como entrada e até como acompanhamento do churrasco.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve1 torta de 25 cm de diâmetro

PARA A MASSA

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga congelada
  • ⅓ de xícara (chá) de água gelada
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture a farinha com o sal. Passe a manteiga congelada na parte grossa do ralador e junte à farinha - a manteiga congelada é essencial para formar as camadas da massa. Com um garfo, misture apenas até envolver todos os pedaços de manteiga com farinha.
  2. Abra um buraco no centro da mistura de farinha com manteiga, junte a água gelada e misture bem com o garfo até ficar com a textura de uma farofa grossa - o garfo evita que o calor das mãos derreta a manteiga. Não se assuste, a massa parece que não vai ficar lisa, mas conforme você começar a abrir com o rolo ela absorve melhor os ingredientes.
  3. Transfira a massa para a bancada polvilhada com farinha de trigo e salpique mais um pouco de farinha sobre a massa - é bem pouco mesmo, evite colocar farinha em excesso para a massa não ficar pesada. Com as mãos, modele a massa no formato de um quadrado - no início ela pode parecer seca, mas a massa vai incorporar a manteiga aos poucos.
  4. Com o rolo de macarrão, abra a massa num retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm. Dobre ⅓ do lado menor da massa sobre ela mesma e repita com o lado oposto. Gire a massa e abra novamente num retângulo. Repita esse procedimento por mais 6 vezes, salpicando a bancada e a massa com farinha para não grudar.
  5. Embale a massa com filme e leve à geladeira por pelo menos 1 hora - isso evita que a massa fique elástica e facilita na hora de abrir. Se preferir, prepare a massa no dia anterior ao preparo da torta.

PARA O RECHEIO

Ingredientes

  • 2 cebolas
  • 2 cebolas roxas
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de escarola rasgadas a gosto para servir
  • queijo azul a gosto para servir
  • nozes tostadas a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Retire a massa folhada da geladeira e separe uma frigideira média que possa ir ao forno (usamos uma de inox com 26 cm de diâmetro).
  2. Corte as cebolas ao meio e cada metade em 3 gomos, passando a faca pela raiz – assim todas as camadas permanecem unidas. Descasque os gomos, corte e descarte apenas a ponta da raiz de cada um.
  3. Leve a frigideira que possa ir ao forno (ela não pode ter partes plásticas ou de madeira) ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, abaixe o fogo e disponha as cebolas, uma ao lado da outra bem encaixadinhas, com o lado cortado para baixo – pode parecer bastante, mas lembre-se que a cebola vai diminuir ao assar. Tempere com sal e pimenta e deixe por cerca de 10 minutos até dourar e ficar levemente macias.
  4. Desligue o fogo e deixe amornar enquanto abre a massa. Polvilhe a bancada com um pouco de farinha e, com um rolo, abra a massa folhada até ficar com 0,5 cm de espessura. Corte a massa num círculo 1 cm maior que o diâmetro da frigideira.
  5. Dobre a massa em quatro e desdobre sobre as cebolas. Com um garfo, dobre a borda da massa para baixo, no interior da frigideira – lembre-se de que a torta vai ser virada num prato depois de assada.
  6. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos até a massa inflar. Diminua a temperatura para 180º C (temperatura média) e deixe assar por mais 25 minutos até dourar. Retire do forno e deixe amornar por 5 minutos.
  7. Para desenformar: coloque um prato sobre a frigideira, segure bem com um pano e vire de uma só vez. Sirva a torta quente ou fria com escarola fatiada, queijo azul esfarelado e nozes tostadas.

Torta sem frigideira


Se você não tem uma frigideira grande ou que possa ir ao forno, unte uma fôrma redonda (ou refratário) com azeite e disponha as cebolas douradas uma ao lado da outra. Cubra com a massa e leve ao forno para assar.