Imagem da receita

Tarte tatin salgada de beterraba

A tarte tatin, famosa torta invertida de maçãs, ganha uma versão agridoce: as beterrabas são caramelizadas, mas vão à mesa acompanhando os pratos principais. Por causa da cor, a invenção fica ainda mais linda que a receita original.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 4 beterrabas
  • 300 g de massa semi folhada congelada
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 ramos de tomilho fresco
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

1. Retire a massa folhada do congelador 1 hora antes de começar o preparo (se preferir, deixe na geladeira na noite anterior).

2. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

3. Lave e corte as beterrabas ao meio, sem descascar. Transfira para uma folha de papel-alumínio grande. Dobre a folha sobre as beterrabas e feche as laterais formando um envelope.

4. Coloque o envelope numa assadeira e leve ao forno para assar por 50 minutos ou até que estejam macias - o tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho e idade das beterrabas, verifique espetando com um garfo.

5. Retire a assadeira do forno, abra o envelope com cuidado para não se queimar e deixe amornar. Diminua a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média).

6. Enquanto isso, separe uma frigideira pequena que possa ir ao forno (nós usamos uma de ferro com 18 cm de diâmetro). Polvilhe a bancada com um pouco de farinha e abra a massa folhada com um rolo até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. Utilize a boca da frigideira como molde e corte a massa num círculo 1 cm maior que o diâmetro da frigideira.

7. Descasque as beterrabas ainda mornas, puxando a casca com uma faca de legumes. Corte cada metade em 3 gomos.

8. Coloque o açúcar na frigideira e leve ao fogo médio para derreter e formar um caramelo - mexa de vez em quando com a espátula para não queimar. Junte a manteiga e misture bem, até derreter. Desligue o fogo e disponha os pedaços de beterraba na frigideira, um sobreposto ao outro, formando uma escama. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

9. Cubra as beterrabas com o disco de massa e, com um garfo, dobre a borda da massa para baixo, no interior da frigideira - lembre-se de que a torta vai ser virada num prato depois de assada. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até a massa inflar e dourar.

10. Retire do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Para desenformar: coloque um prato sobre a frigideira, segure bem com um pano de prato e vire de uma só vez. Sirva a torta quente ou fria, como acompanhamento de carnes e saladas. Se quiser, decore com um ramo de tomilho.