Imagem da receita

Tartine de ricota com pimentão

Vamos combinar: para comer as tartines tem que fazer biquinho, d'accord? Este sanduíche aberto tem origem francesa e é o primo cheio de frescurites da famosa bruschetta. Invista ainda nesta versão, preparada com pão integral ricota e pimentão... Perfeita para um jantar mais leve.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • 4 fatias de pão integral caseiro
  • 4 fatias de ricota (de preferência caseira)
  • 1 pimentão vermelho
  • 4 filés de anchova
  • ¼ de xícara (chá) de nozes
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Lave e seque o pimentão. Acenda a chama média de uma boca do fogão. Com a pinça, segure e aproxime o pimentão da chama. Assim que começar a tostar, gire o pimentão para queimar toda a casca por igual - isso deixa o legume com um leve sabor defumado e facilita na hora de descascar. 
  2. Transfira o pimentão para uma tigela e cubra com filme. Deixe descansar por cerca de 10 minutos para abafar e a casca desprender. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. 
  3. Numa tábua, pique as nozes grosseiramente. Numa tigela, esfarele as fatias de ricota com um garfo (se preferir, esfarele com as mãos). 
  4. Descasque o pimentão passando o lado contrário da lâmina de uma faquinha delicadamente sobre o legume - mergulhe a faquinha numa tigela com água para limpar. Corte ao meio, descarte o cabo e as sementes. Fatie cada metade em tiras finas. 
  5. Para montar as tartines: com um garfo, amasse e espalhe 1 filé de anchova em cada fatia de pão. Cubra a fatia com ricota, disponha ¼ das tiras de pimentão e salpique com nozes. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva a seguir.

Para deixar tudo mais gostoso

Veja aqui a receita do pão rápido integral e aqui a receita da prática ricota caseira.