Imagem da receita

Tiramisu caseiro

Todo caseiro, do biscoito champanhe ao mascarpone. Na primeira colherada você vai sacar que cada minuto preparando esta receita de tiramisu valeu a pena.


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

Serve12 porções


Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de mascarpone (cerca de 350 g)
  • 4 ovos
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ¾ de xícara (chá) de café forte coado sem açúcar
  • ¼ de xícara (chá) de conhaque (ou o licor de sua preferência)
  • 30 unidades de biscoito champanhe caseiros
  • cacau em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo

  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para uma tigela e as gemas para a tigela da batedeira. Leve uma panela com um pouco de água ao fogo baixo para ferver – ela vai ser usada para aquecer as claras em banho-maria.
  2. Acrescente ¼ de xícara (chá) do açúcar às gemas e bata até formar um creme claro – no meio do processo, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula para bater de maneira uniforme. Junte o mascarpone e bata apenas para incorporar. Transfira o creme para outra tigela e reserve. Lave e seque bem a tigela e o globo da batedeira.
  3. Junte o restante do açúcar às claras e encaixe a tigela na panela do banho-maria. Mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver – cuidado para não cozinhar a clara. Com a espátula levante uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as claras estão aquecidas sem grãozinhos de açúcar.
  4. Transfira a mistura de claras e açúcar para a batedeira e bata até formar um merengue bem leve – cuidado para não bater em excesso, pois fica mais difícil incorporar o creme de mascarpone a um merengue muito firme. Bata até o merengue formar picos. Adicione ⅓ do merengue ao creme de mascarpone e mexa bem com a espátula para incorporar. Junte o restante aos poucos, mexendo delicadamente, de baixo para cima. Reserve.
  5. Separe uma travessa retangular de cerca de 30 cm x 20 cm. Num prato fundo, misture o café com o licor.
  6. Molhe apenas um dos lados dos biscoitos no café com licor e transfira para a travessa, com o lado molhado virado para cima, um ao lado do outro até cobrir todo o fundo. Espalhe metade do creme sobre os biscoitos, cobrindo toda a superfície. Faça outra camada de biscoitos umedecidos e cubra com o restante do creme. Nivele com a espátula e leve à geladeira para firmar por pelo menos 6 horas (se preferir, monte a sobremesa, cubra com filme e deixe na geladeira de um dia para o outro).
  7. Na hora de servir, retire o tiramisu da geladeira e polvilhe com cacau em pó, passando por uma peneira fina.

 

NÃO TEM BATEDEIRA?

Sem problemas, a receita de tiramisu pode ser feita com o mixer acoplado ao batedor de claras ou com uma batedeira manual. Lembre-se apenas de utilizar tigelas de vidro ou inox para evitar que rachem.

CLIQUE PARA SABER MAIS SOBRE o mixer

Este conteúdo faz parte da Cozinha 3 por 4, um projeto do Panelinha patrocinado pela Philips Walita.

Compre o que você preisa

Loja Panelinha