Torradas à fiorentina (com ovo e espinafre)

Espinafre refogado com ovo frito é um clássico da comida caseira. Nesta versão, as torradas incrementam a receita e transformam o prato em uma bela refeição.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções


Ingredientes

  • 1 maço de espinafre
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 ovos
  • 2 fatias de pão italiano
  • 1 dente de alho
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1. Separe as folhas dos talos do espinafre. Lave as folhas em água corrente e em seguida deixe de molho em água com 1 colher (chá) de vinagre por 10 minutos. Retire as folhas da água com cuidado, para que as sujeirinhas fiquem no fundo da tigela.

2. Numa frigideira grande, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga em fogo médio e junte o espinafre, mexendo por cerca de 5 minutos, para que as folhas cozinhem por igual - o espinafre vai murchar e soltar água. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino, misture bem e desligue o fogo.

3. Leve ao fogo médio outra frigideira (de preferência antiaderente). Quando aquecer, acrescente as fatias de pão e deixe alguns minutos de cada lado para dourar. Retire as fatias da frigideira, corte uma ponta do dente de alho e esfregue a parte sem casca em cada uma das fatias.

4. Volte a frigideira para o fogo médio e derreta 1 colher (sopa) de manteiga. Quebre um ovo por vez numa tigela e transfira para a frigideira (com cuidado para não quebrar as gemas). Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino e deixe fritar por cerca de 3 minutos, até a que a clara esteja cozida, mas a gema ainda mole.

5. Enquanto os ovos fritam, divida o espinafre sobre as duas fatias de pão. Separe os ovos com uma espátula e coloque cada um sobre uma das porções de espinafre. Sirva a seguir.
Sugestão de
cardápio