Imagem da receita


Autor

Tempo de preparo

Serve30 porções

PARA A MASSA

Ingredientes

  • 500 g de nozes sem cascas e moídas (cerca de 5 xícaras)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 5 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 12 ovos
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

Modo de preparo

Veja as receitas de Natal da Rita Lobo!

 

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte duas assadeiras redondas de 30 cm com manteiga. Corte dois discos de papel-manteiga usando o fundo da fôrma como medida. Pressione com os dedos para colar o papel no fundo untado e unte novamente com manteiga sobre o papel. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe para espalhar e bata sobre a pia para retirar o excesso.
  2. Sobre uma tigela, peneire o açúcar – ele não pode estar com gruminhos ou empedrado na hora de bater com os ovos. Em outra tigela, misture as nozes moídas com a farinha de rosca e reserve. Como o bolo não leva fermento, é importante deixar todos os ingredientes no jeito antes de começar a bater.
  3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela – se um estiver estragado, você não perde toda a receita.
  4. Bata as claras em neve: comece a bater em velocidade baixa, até começar a espumar, aumente a velocidade gradualmente e deixe bater por mais 5 minutos até atingir o ponto de neve firme. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo entre cada adição. Por último, adicione o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até formar um creme fofo e brilhante – se necessário, pare de bater e raspe as laterais da tigela com uma espátula para incorporar o açúcar.
  5. Transfira o creme de ovos para uma tigela bem grande – tem que ser grande mesmo para você conseguir misturar toda a massa. Acrescente a mistura de nozes e farinha aos poucos, misturando delicadamente com a espátula, de baixo para cima.
  6. Divida a massa nas duas assadeiras preparadas e nivele com a espátula. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Espete com um palito para conferir: se sair limpo, o bolo está pronto. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Enquanto isso, prepare o recheio.

 

OBS: se quiser fazer a torta no formato retangular, utilize duas assadeiras de 34 cm X 24 cm.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio

Conteúdo
adicional