Imagem da receita

Torta de palmito

Pode acreditar, esta é a melhor torta de palmito que você já viu. O palmito é fresco, o recheio ultra cremoso e a montagem uma belezura.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeMais de 6 porções

PARA A MASSA

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga gelada em cubos
  • ¾ de xícara (chá) de água gelada
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 1 hora. Enquanto isso, prepare o recheio.

PARA O RECHEIO

Ingredientes

  • 500 g de palmito pupunha fresco (cerca de 4 toletes)
  • 2 tomates maduros
  • ½ xícara (chá) de ervilha congelada
  • 1 cebola
  • 2 dentes alho
  • 1 ½ xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 6 ramos de salsinha
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Faça o pré-peparo: corte o palmito em meias luas de cerca de 1cm de espessura; lave, seque, descarte as sementes e corte os tomates em cubos pequenos; descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e pique fino a salsinha. 
  2. Leve ao fogo médio uma panela média para aquecer. Adicione a manteiga e deixe derreter. Junte a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Acrescente o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. Junte o tomate e misture por mais 1 minuto. 
  3. Adicione ao refogado o palmito e as ervilhas congeladas. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até o palmito estar cozido, mas ainda firme. 
  4. Polvilhe a farinha de trigo e mexa por cerca de 1 minuto - a mistura de farinha com a manteiga do refogado vai engrossar o recheio. Adicione o leite aos poucos, mexendo bem a cada adição para dissolver os gruminhos de farinha. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando até engrossar, por cerca de 5 minutos depois que ferver. 
  5. Desligue o fogo e misture a salsinha picada. Transfira o recheio para uma tigela e deixe amornar - se estiver muito quente, na hora de montar, a torta pode umedecer e cozinhar a massa.

PARA A MONTAGEM

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de água
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 25 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos – assim fica mais fácil para abrir. 
  2. Com uma espátula (ou faca) corte a massa de torta ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra uma das metades num círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma. Para transferir, enrole o círculo de massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma - com as mãos, ajeite e pressione delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma. 
  3. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e abra o restante da massa, formando um retângulo de 41 cm x 24 cm. Com a faca (ou carretilha), corte 5 tiras largas de 4 cm de largura e 21 tiras finas de 1 cm de largura - as tiras devem ser longas o suficiente para cobrir a torta. 
  4. Una a ponta de 3 tiras finas e modele uma trança. Repita com todas as tiras finas - no total você vai precisar de 7 tranças. 
  5. Preencha o fundo da torta com todo o recheio, nivelando com as costas de uma colher. Cubra o recheio com as tiras e tranças, fazendo uma treliça: disponha as 5 tiras largas na horizontal, uma ao lado da outra, deixando cerca de 0,5 cm entre cada uma até cobrir toda a torta; levante 3 tiras intercaladas até a metade da torta, e acrescente uma das tranças na vertical (as novas tiras devem ficar perpendiculares); abaixe as 3 tiras e comece a tecer. 
  6. Pressione as pontas das tiras e tranças na massa da lateral para selar. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa da lateral da fôrma, deixando cerca de 2 cm de massa acima do recheio para finalizar - você pode usar as aparas de massa para fazer biscoitinhos. Com a ponta do dedão, dobre e pressione a massa da borda para fazer o acabamento. 
  7. Numa tigela, misture o ovo com a água e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Sirva a seguir. 


OBS: Essa torta também fica uma delícia servida fria.

Pode congelar

Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), retire o filme, transfira a torta para uma assadeira e leve direto ao forno (ainda congelada). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.

veja como decorar torta com treliça

Sugestão de
cardápio