Imagem da receita

Torta de queijo com cebola caramelizada

Caramelizar a cebola é um exercício de paciência, quase uma meditação, mas cada minuto vale a pena: combinada com o queijo, ela dá profundidade ao sabor da torta. Se não tiver gruyère, pode fazer com queijo meia-cura, que derrete bem.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 2h

ServeAté 6 porções

Para a massa

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga gelada em cubos
  • ¾ de xícara (chá) de água gelada
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Numa tigela grande, misture a farinha e o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água gelada aos poucos, amassando com as mãos, até formar uma massa lisa. Modele uma bola e achate levemente para formar um disco. Embale com filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora (se preferir prepare a massa no dia anterior). Enquanto isso, prepare o recheio.

Para o recheio

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de queijo gruyère ralado grosso (cerca de 200 g)
  • 4 cebolas
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e fatie a cebola em meias-luas médias, de 1 cm. 
  2. Numa panela grande, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, junte a cebola fatiada e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar dourada – não aumente o fogo para acelerar o processo, caso contrário, a cebola pode queimar em vez de caramelizar. 
  3. Acrescente a farinha e mexa por 2 minutos – essa mistura de manteiga com farinha, chamada roux, vai engrossar o recheio. Mantenha a panela em fogo baixo e adicione o leite aos poucos, misturando bem com a espátula a cada adição para dissolver os gruminhos de farinha. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa por mais 5 minutos até ficar cremoso – a consistência é de um molho bechamel. 
  4. Desligue o fogo e misture o queijo ralado. Transfira o recheio para uma tigela e deixe amornar em temperatura ambiente – se o recheio estiver muito quente na hora de montar a torta pode umedecer e cozinhar a massa.

Para a montagem

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de água
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 24 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 5 minutos – assim fica mais fácil para abrir. 
  2. Com uma espátula de padeiro (ou faca) divida a massa ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra uma das metades num disco 4 cm maior que o diâmetro da fôrma. Enrole o disco de massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma – com as pontas dos dedos, ajeite a massa pressionando delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma. 
  3. Preencha o fundo da torta com todo o recheio, nivelando com uma colher. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa da lateral da fôrma, deixando cerca de 2 cm de massa acima do recheio para finalizar – junte as aparas ao restante da massa. 
  4. Polvilhe a bancada com mais farinha e abra o restante da massa, formando um retângulo grande, de cerca de 25 cm de largura – assim as tiras para a decoração ficam longas o suficiente para cobrir toda a torta. Com a faca (ou carretilha), corte 6 tiras de 4 cm de largura e 8 tiras de 2 cm de largura. 
  5. Faça a treliça sobre a torta: disponha 3 tiras largas sobre o recheio, intercaladas com 4 tiras finas, uma ao lado da outra, deixando cerca de 0,5 cm entre cada uma até cobrir todo o recheio. Levante as 4 tiras finas até a metade da torta e acrescente uma tira larga (as novas tiras devem ficar perpendiculares às outras); abaixe as 3 tiras finas e comece a tecer, sempre intercalando tiras largas e finas. 
  6. Com os dedos, pressione as pontas das tiras com a massa na lateral da forma – corte qualquer excesso de massa, você pode reservar as aparas para fazer biscoitinhos. Para finalizar, dobre a borda da massa sobre ela mesma e toda a lateral. 
  7. Numa tigela, misture o ovo com a água e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos, ou até ficar bem dourada. Retire do forno e desenforme com cuidado. Sirva a seguir. 


OBS: se preferir, prepare a massa e o recheio com antecedência e monte a torta no dia de assar – eles duram até 3 dias na geladeira 

Pode congelar

Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), desembale e transfira a torta para uma assadeira. Leve direto ao forno (ainda congelada). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.

veja como decorar torta com treliça