Imagem da receita

Torta folhada de frutas

Escolha as frutas da estação e prepare esta tortinha de massa folhada – é muito mais prática do que você imagina!


AutorPanelinha

Tempo de preparoMais de 2h

ServeMais de 6 porções

Para a torta

Ingredientes

  • 400 g de massa semi folhada congelada
  • 2 mangas
  • ½ abacaxi
  • 1 carambola
  • ¼ xícara (chá) de castanha-de-caju
  • 2 ½ colheres (sopa) de açúcar cristal
  • 1 ovo para pincelar

Modo de preparo

1. Retire a massa folhada do congelador 2 horas antes de começar o preparo.

2. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

3. Prepare as frutas: lave e seque a carambola e descasque o abacaxi e as mangas. Numa tábua, corte 4 rodelas com 1 cm de espessura do abacaxi e divida cada uma em 4 partes. Corte as bases das mangas e retire 2 fatias grossas de cada, no sentido do comprimento, bem rentes ao caroço. Apoie cada uma na tábua e corte em fatias médias. Fatie a carambola formando estrelas com 1 cm de espessura.

4. Pique bem fino as castanhas (se preferir, bata num processador).

5. Abra a massa folhada, mantendo seu formato retangular, até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. Divida em 8 retângulos de aproximadamente 9 x 12 cm e transfira para uma assadeira, deixando um espaço entre eles.

 

MONTAGEM

 

1. Numa tigela, quebre o ovo e misture com 1 colher (chá) de água. Use a mistura para pincelar as 4 margens (cerca de 1 cm) de cada massa. Polvilhe o centro de cada uma com ½ colher (sopa) de castanha picada.

2. No centro de cada torta, arrume intercalando e sobrepondo as fatias: 3 de manga, 2 de abacaxi e 1 de carambola. Salpique com 1 colher (chá) de açúcar cristal.

3. Leve para assar em forno preaquecido por 25 minutos, ou até ficarem douradas. Sirva morna ou fria. Esta torta é superversátil, você pode utilizar a combinação de frutas que desejar.

Sugestão de
cardápio