Imagem da receita

Trouxinha de couve com pernil (reaproveitamento)

Sobrou pernil, sobrou arroz? Compre um maço de couve e monte essas trouxinhas simpáticas & saborosas.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve1 porção


Ingredientes

  • 4 folhas de couve
  • ½ xícara (chá) de pernil cozido e desfiado com a molho
  • caldo de ½ limão
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

1. Para o molho de limão: num pote de vidro com tampa coloque o caldo de limão e o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Feche o vidro e chacoalhe bem para misturar. Reserve.

2. Lave as folhas de couve. Coloque água numa frigideira com bordas altas e leve ao fogo alto. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (chá) de sal e mergulhe as folhas de couve. Deixe cozinhar por apenas 1 minuto.

3. Transfira as folhas de couve para uma peneira e passe sob a água fria para interromper o cozimento - assim elas ficam macias para enrolar, mas ainda crocantes. Deixe escorrer bem a água por alguns minutos.

4. Enquanto isso, prepare o recheio: numa tigela misture o pernil desfiado com o arroz. Adicione 3 colheres (sopa) do molho do pernil e misture bem - assim o recheio fica mais úmido.

5. Para montar as trouxinhas: sobre a tábua, coloque uma folha de couve bem aberta; corte o talo, próximo da base da folha. Coloque uma porção do recheio, deixando cerca de 2 cm da base da folha livre para enrolar. Dobre as laterais da folha para dentro e continue enrolando até o fim. Repita com as outras folhas.

6. Sirva a seguir com o molho de limão. Se preferir, prepare com antecedência e deixe na geladeira. OBS: se quiser levar de marmita para o trabalho, coloque as trouxinhas num recipiente com tampa. Mantenha as trouxinhas e o pote com o molho na geladeira até a hora de consumir.
Sugestão de
cardápio