Imagem da receita

Vinho tônica com calda de mexerica

Este drinque é superestiloso e faz a linha doce, mas nem tanto; e amarguinho, pero no mucho. Ele ganha ainda mais pontos pela decoração charmosa: uma fatia de mexerica num ramo de alecrim.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve4 drinques


Ingredientes

  • 1 garrafa de vinho branco gelado (750 ml)
  • 1 lata de água tônica gelada (350 ml)
  • 1 xícara (chá) de caldo de mexerica murcote (cerca de 2 unidades)
  • ½ xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

1. Leve o vinho e a água tônica à geladeira para gelar. Sobre uma panela pequena, passe o caldo de mexerica por uma peneira. Junte o açúcar e misture bem para dissolver. Leve ao fogo médio e, assim que ferver, diminua o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos até formar uma calda alaranjada e reduzir o volume pela metade.

2. Transfira a calda para uma jarra pequena, passando pela peneira novamente. Deixe em temperatura ambiente para esfriar por pelo menos 30 minutos (se preferir, prepare a calda de mexerica no dia anterior).

3.Lave bem a mexerica sob água corrente, mantenha a casca e corte em quartos. Espete cada gomo com um galho de alecrim e reserve.

4. Para servir coloque primeiro 2 colheres (sopa) do xarope de mexerica, adicione ¾ de xícara (chá) de vinho (ou 3 doses), preencha o copo com gelo e complete com água tônica. Apoie o galho de alecrim com gomo de mexerica sobre o copo e sirva a seguir.
Sugestão de
cardápio