Imagem da receita

Viradinho de milho-verde

Quando este é o acompanhamento, meio que tanto faz qual o prato principal. Ele é tão poderoso que é capaz de trazer lembranças de casa com fogão a lenha, no interior, mesmo que você nunca tenha estado em uma. Talvez seja porque o milho é usado em dose dupla: em grãos, debulhados da espiga, e em farinha flocada. E capriche na salsinha!


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

Serve6 porções


Ingredientes

  • 4 espigas de milho (cerca de 3 xícaras (chá) de milho debulhado, caso queira usar o congelado)
  • 1 cebola
  • 1 ½ colher (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada
  • 2 xícaras (chá) de água
  • ½ maço de salsinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Numa tábua (ou dentro de uma assadeira grande), apoie uma das espigas de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho). Transfira os grãos para uma tigela e repita com as outras espigas.
  2. Descasque e pique fino a cebola. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha.
  3. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, junte a manteiga, a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, mexendo bem, até murchar. Acrescente os grãos de milho e refogue por cerca de 5 minutos, até que o milho ganhe um tom mais vivo.
  4. Regue com a água, misture e deixe os grãos cozinharem por cerca de 5 minutos - a água não deve secar, pois vai umedecer a farinha no próximo passo. Acrescente a salsinha picada e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  5. Mantenha a panela em fogo baixo e junte a farinha de milho flocada aos poucos, sem parar de mexer - o virado deve ficar bem úmido. Desligue o fogo, transfira para uma travessa e sirva a seguir. Que tal com um bife rolê?

 

veja mais receitas com milho:

Sugestão de
cardápio