Imagem da receita

Zabaione com folhas de chocolate

Não sabe o que servir de sobremesa num jantar mais formal? Está aqui a solução! Este zabaione é fácil de fazer e a apresentação fica linda.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 2 porções

Para as folhas de chocolate

Ingredientes

  • 6 folhas bem bonitas de rosa
  • 150 g de chocolate meio amargo

Modo de preparo

1. Lave e seque bem as folhas de rosa.

2. Sobre uma tábua, pique fino a barra de chocolate com uma faca bem afiada. Divida o chocolate picado em 3 partes iguais.

3. Numa tigela refratária, acrescente ⅔ do chocolate picado e leve para derreter em banho-maria ou no forno de microondas. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe uma tigela refratária com chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela.

4. Acrescente o restante do chocolate e misture até ficar homogêneo. Este processo é fundamental para que o chocolate atinja a temperatura correta e se chama "temperar".

5. Sobre a palma da mão, coloque uma folha de rosa com a superfície lisa voltada para baixo. Com um pincel limpo, espalhe uma camada não muito fina de chocolate derretido. Repita a operação com todas as folhas e transfira-as para um prato, mantendo a face com chocolate voltada para cima. Leve à geladeira por 5 minutos ou até que o chocolate fique firme.

Para o zabaione

Ingredientes

  • 5 gemas
  • ½ xícara (chá) de extrato de baunilha
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 100 ml de vinho branco seco
  • 100 ml de vinho Marsala

Modo de preparo

1. Na batedeira, coloque as gemas e o açúcar na tigela pequena e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro.

2. Transfira o creme de gemas para uma tigela refratária grande. Adicione a essência de baunilha, o vinho branco e o vinho Marsala e leve para cozinhar em banho-maria. Para fazer o banho-maria, leve uma panela com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela refratária com o creme de gemas sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para o cozimento. Bata vigorosamente com um batedor de arame por 10 minutos ou até que a mistura tenha dobrado de volume e esteja espessa.

3. Em seguida, retire o creme do banho-maria e divida em 2 pratos fundos.

4. Retire as folhas de chocolate da geladeira e pegue-as com cuidado pelo cabinho. Decore o zabaione com as folhas de chocolate e sirva a seguir.
Sugestão de
cardápio