Imagem da receita

Acelga gratinada com mostarda

Uma crostinha de queijo parmesão, o sabor inconfundível da mostarda e aquela consistência cremosa que só os gratinados têm. Taí a explicação para a maravilhosidade desta receita, que tira a acelga dos tradicionais preparos orientais e a reveste de sabores franceses, deixando-a pronta para brilhar — tanto como acompanhamento quanto como prato principal.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 4 porções


Ingredientes

  • ½ maço de acelga (15 folhas)
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 25 g de manteiga
  • 2 colheres (chá) de mostarda em grãos
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Separe um refratário oval de 20 cm x 30 cm (ou que comporte 1,5 litro).
  2. Leve uma panela grande com água ao fogo alto e separe uma tigela com água e gelo. Solte as folhas de acelga e lave sob água corrente. 
  3. Para branquear a acelga: assim que a água ferver, adicione 2 colheres (chá) de sal e mergulhe as folhas de acelga em etapas. Deixe cozinhar por apenas 2 minutos. Com uma pinça, transfira as folhas para a tigela com água e gelo para interromper o cozimento — assim elas ficam macias, mas sem perder a textura. 
  4. Coloque as folhas de acelga branqueadas num escorredor e esprema bem com as mãos para tirar o excesso de água. 
  5. Na tábua, empilhe 3 folhas de cada vez e corte em fatias de 5 cm. Se estiverem muito grandes, corte as folhas ao meio, no sentido do comprimento, e depois em fatias. Reserve.
  6. Bata as sementes de mostarda no pilão apenas para quebrar — assim elas liberam mais sabor e aroma durante o preparo; não precisam virar pó. Na jarra medidora, misture o leite com o amido de milho até dissolver.
  7. Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Assim que derreter, adicione a mostarda e mexa por 1 minuto para perfumar. 
  8. Retire a panela do fogo e adicione todo o leite com o amido de uma só vez. Volte ao fogo médio e mexa com o batedor de arame por cerca de 5 minutos, até engrossar. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Desligue o fogo, misture 3 colheres (sopa) de queijo parmesão e acrescente a acelga fatiada. 
  9. Transfira para o refratário e polvilhe com o restante do queijo. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até gratinar. Sirva a seguir.