Imagem da receita

Affogato (café com sorvete)

O Affogato tradicional é feito com café expresso. A gente sugere o de prensa, mas você pode preparar com o método que preferir. O que importa é que seja um café forte, mais encorpado. Para o preparo ficar perfeito, prefira um copo (ou xícara) com uma base estreita, assim o sorvete derrete mais devagar.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeAté 4 porções

Para o café

Ingredientes

  • 6 colheres (sopa) de café moído para prensa francesa
  • 300 ml de água filtrada

Modo de preparo

  1. Escalde a jarra e descarte a água – isso ajuda a preservar a temperatura do café por mais tempo. Num fervedor, leve a água filtrada ao fogo médio para aquecer. Atenção: não deixe a água ferver, assim que começarem a subir as primeiras bolhinhas desligue o fogo – se a água estiver muito quente pode queimar o pó e deixar o café amargo em excesso.
  2. Coloque os grãos moídos na jarra da prensa, despeje um poudo da água filtrada bem quente, apenas para cobrir o pó e deixe hidratar por alguns segundos. Regue com um pouco mais da água, mexa o café com uma colher e apenas então despeje o restante da água. Misture bem e encaixe o êmbolo. Deixe em infusão por 3 a 4 minutos e só depois pressione para filtrar o café. 

 

Para a montagem

Ingredientes

  • 8 bolas de sorvete de baunilha (ou leite)

Modo de preparo

Em cada copo (ou xícara) coloque 2 bolas de sorvete, regue com ¼ de xícara (chá) do café quente e sirva imediatamente.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha

Sugestão de
cardápio