Imagem da receita

Água tônica caseira

Boa notícia: você pode fazer sua água tônica em casa e se livrar da versão ultraprocessada. Notícia melhor ainda: você pode preparar o concentrado-base da água tônica e armazenar por até dois meses na geladeira. Na hora que der vontade, é só misturar com club soda e perfumar com rodela de laranja.


AutorVini Marson

Tempo de preparoPá-Pum

Serve20 porções

PARA OS MACERADOS

Ingredientes

  • 15 g de quina amarela (Cinchona calisaya) (2 colheres (sopa))
  • 15 g de raiz seca de genciana (2 colheres (sopa))
  • 300 ml de vodca

Modo de preparo

  1. Coloque a quina amarela e a genciana separadamente em dois potes com fechamento hermético. Cubra cada uma com 150 ml de vodka e tampe para macerar de um dia para o outro – se possível, a cada 2 horas dê uma mexida no pote.
  2. No dia seguinte, coe cada um dos macerados separadamente por um filtro duplo de papel (coloque um coador de café de papel dentro do outro para garantir uma melhor filtragem). Reserve separadamente os líquidos coados em garrafas pequenas e devidamente etiquetadas para identificação – elas são as chamadas “tintura de quina amarela” e “tintura de genciana”. 

 

OBS: as tinturas podem ser armazenadas bem fechadas por até um ano num local protegido da luz e de altas temperaturas.

PARA O CONCENTRADO DE TÔNICA

Ingredientes

  • 500 g de açúcar
  • 750 ml de água
  • 50 g de tiras de casca de limão-siciliano (cerca de 5 unidades)
  • 10 g de tiras de casca de laranja-baía (cerca de 1 laranja)
  • 10 g de tiras de casca de toranja (grapefruit) (cerca de ½ unidade)
  • 5 bagas de cardamomo
  • 3 grãos de pimenta-da-jamaica
  • 5 grãos de zimbro
  • 30 g de ácido cítrico (1½ colher (sopa))

Modo de preparo

  1. Com uma faca pequena, corte a ponta das bagas de cardamomo e transfira as sementes para o pilão. Junte os grãos de pimenta-da-jamaica e quebre para liberar os aromas.
  2. Numa panela média, coloque todos os ingredientes, com exceção do ácido cítrico, e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 20 minutos até formar um xarope perfumado. Desligue o fogo e espere esfriar em temperatura ambiente.
  3. Forre uma peneira com um pano limpo de algodão bem fino. Coloque a peneira sobre uma jarra e coe o xarope. Adicione ao xarope 3 colheres (sopa) (ou 45 ml) da tintura de quina amarela, 1 colher (sopa) (ou 15 ml) da tintura de genciana e o ácido cítrico. Misture e leve à geladeira para esfriar antes de preparar a água tônica.

 

OBS: esse é o concentrado, ou a base para o preparo da água tônica (ou de outros drinques). Ele pode ser conservado numa garrafa bem fechada, na geladeira por até 2 meses.

PARA A ÁGUA TÔNICA BÁSICA

Ingredientes

Modo de preparo

Preencha a metade de um copo baixo com gelo e adicione o concentrado de tônica. Incline levemente o copo e complete com o clubsoda. Misture delicadamente para manter as bolhas de gás, acrescente a rodela de laranja e sirva a seguir. 


TRANSFORMANDO A ÁGUA TÔNICA EM DRINQUE

Para transformar a água tônica em gim tônica, basta adicionar 45 ml (3 colheres (sopa) de gin gelado ao copo.