Imagem da receita

Arepas de mandioca com salada de abacate

Fomos buscar inspiração na Colômbia para um jantar diferente. As arepas (que no país caribenho são de milho) ganharam uma versão com mandioca. Facílimas de preparar, ficam um charme servidas com uma salada bem fresquinha de abacate.


AutorPanelinha

Tempo de preparoAté 1h

ServeAté 2 porções

PARA AS AREPAS

Ingredientes

  • 500 g de mandioca descascada
  • 2 colheres (chá) de manteiga
  • azeite a gosto
  • ½ colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Corte a mandioca em fatias de 8 cm, transfira para uma panela e cubra com água. Leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 15 minutos, até ficarem levemente cozidas – a mandioca deve estar com a coloração mais translúcida e brilhante, mas ainda firme ao espetar com um garfo. Enquanto isso, prepare os ingredientes da salada, mas atenção: deixe para temperar e cortar o avocado apenas na hora de servir.
  2. Reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento, escorra as mandiocas e deixe amornar o suficiente para manusear.
  3. Passe a mandioca pela parte fina do ralador e transfira para uma tigela rasa (ou prato fundo grande). Acrescente a manteiga, tempere com ½ colher (chá) de sal e misture, amassando com um garfo até formar um purê firme, no ponto de modelar as arepas – se necessário regue com um pouco da água do cozimento. Se preferir, você pode terminar de amassar com as mãos.
  4. Para modelar: umedeça as mãos com água e divida o purê em 6 porções, enrole cada uma numa bola e achate, como se fossem hambúrgueres, com cerca de 9 cm de diâmetro e 1,5 cm de altura – arepas muito altas podem ficar cruas no centro. 
  5. Leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (chá) de azeite e coloque quantas arepas couberem, uma ao lado da outra. Doure por cerca de 3 minutos de cada lado. Com uma espátula, transfira para um prato e repita com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva. Sirva as arepas com a salada de abacate.

PARA A SALADA

Ingredientes

  • 1 maço de minialface romana
  • 1 avocado maduro
  • 1 tomate
  • ½ cebola roxa
  • 1 ½ colher (chá) de vinagre de vinho branco
  • azeite a gosto
  • 1 limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de coentro a gosto para servir

Modo de preparo

  1. Lave bem as folhas de alface sob água corrente, transfira para uma tigela, cubra com água e misture o bactericida de sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos.
  2. Retire as folhas da água em vez de escorrer — assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Enxague e seque bem as folhas numa centrífuga para salada.
  3. Descasque e corte a cebola em pétalas finas. Transfira para uma tigela, cubra com água e adicione cubos de gelo e o vinagre. Mantenha a cebola imersa por pelo menos 10 minutos, assim ela perde o ardido. 
  4.  Lave, seque e corte o tomate ao meio. Descarte as sementes e corte cada metade em cubos de 1 cm. Corte o avocado ao meio, no sentido do comprimento, e descarte o caroço. Com as mãos, retire a casca para manter o formato da fruta e corte cada metade em quatro fatias, no sentido do comprimento.
  5. Numa travessa, coloque as folhas de alface, as fatias de avocado, o tomate picado, a cebola fatiada (escorrida) e folhas de coentro a gosto. Tempere com o caldo do limão, azeite, sal e pimenta a gosto. 

 

PODE CONGELAR

Congele a arepa já modelada, sem dourar. Do congelador, ela vai direto para a frigideira, com azeite em fogo baixo, por cerca de 5 minutos de cada lado.


PODE ARMAZENAR

Se preferir, pode armazenar na geladeira, também modelada (antes de dourar) por até 3 dias.

Compre o que você precisa

Loja Panelinha