Imagem da receita

Arroz com refogado de alho-poró

Não tem cebola, mas tem alho-poró? Tudo certo. Vai sair um arroz delicioso e diferente do usual. Pensando bem, o PF do dia vai ficar mais elegante.


AutorPanelinha

Tempo de preparoPá-Pum

ServeMais de 6 porções


Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de arroz
  • 4 xícaras (chá) de água
  • 1 alho-poró
  • 2 colheres (sopa) de azeite (ou óleo)
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

  1. Lave e seque o alho-poró. Descarte a raiz e fatie o talo em rodelas médias de cerca de 0,5 cm - você pode congelar as folhas para preparar um caldo caseiro. Numa chaleira, leve um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver.
  2. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte o alho-poró e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar. Tempere com o sal, junte o louro e acrescente o arroz. Mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto - isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.
  3. Meça 4 xícaras (chá) da água fervente e regue sobre o arroz. Misture bem e deixe cozinhar em fogo médio sem mexer. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água - para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela.
  4. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva a seguir.